Maiores de 25 anos devem receber 1ª dose da vacina em SP na próxima semana

O município de São Paulo planeja aplicar a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 nas pessoas acima de 25 anos até a próxima semana. Segundo o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, o novo calendário deve ser apresentado nesta quarta-feira (28).

Maiores de 25 anos devem receber 1ª dose da vacina em SP na próxima semana
Maiores de 25 anos devem receber 1ª dose da vacina em SP na próxima semana. (Imagem: Divulgação/GESP)

Edson Aparecido afirmou, em entrevista à CNN Brasil, que o calendário de aplicação da 1ª dose da vacina para pessoas acima de 25 anos será apresentado após posicionamento do governo de São Paulo.

Porém, a expectativa é começar a aplicar a 1ª dose da vacina nesse grupo a partir de agosto. Durante a entrevista, o secretário também esclareceu a recuada no plano de vacinação para pessoas com 28 anos que aconteceria na próxima quinta-feira (29).

Aparecido esclareceu que houve uma interpretação errada sobre a aplicação da 1ª dose da vacina nas pessoas com 28 anos. Segundo ele, a secretaria tinha entendido que esse público seria vacinado na quinta-feira (29) e sexta-feira (30).

Porém, houve uma má interpretação quanto ao envio de doses. Diante disso, o município aguarda o pronunciamento do Governo Federal para que a Campanha de Vacinação de São Paulo possa ser retomada.

A expectativa é que novas doses sejam entregues na quinta. Com isso, será possível vacinar as pessoas com 28 anos na sexta-feira (30) e na semana que vem 25, 26 e 27 anos. Caso as doses sejam entregues na quarta-feira (28), será possível aplicar os imunizantes nas datas previstas.

O calendário de vacinação está adiantado, em comparação com o anunciado pelo governador João Doria (PSDB). De acordo com o calendário estadual, as pessoas de 25 a 29 anos só receberão a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 entre os dias 5 e 12 de agosto.

Porém, o secretário municipal de Saúde de São Paulo afirmou que o governador irá fazer um anúncio na próxima quarta-feira em relação à vacinação de pessoas de 25 a 27 anos. O planejamento municipal é que até 20 de agosto, todas as pessoas com mais de 18 anos tenham recebido a 1ª dose.

Até o momento, o município tem o calendário confirmado até a quarta-feira. Sendo assim, nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), a cidade irá vacinar as pessoas de 29 anos. Além disso, o município está vacinando com a vacina Pfizer as gestantes que tomaram a 1ª dose da vacina AstraZeneca.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.