Entrega da declaração do IR é prorrogado para mais de 300 municípios; confira lista

Alguns contribuintes terão um prazo maior para entrega do IR 2024. A prorrogação foi confirmada pela Receita Federal e deve atender os moradores de mais de 300 cidades. Para os demais o prazo será encerrado no próximo dia 31 de maio e quem não fizer a entrega até lá terá que pagar multa.

Entrega da declaração do IR é prorrogado para mais de 300 municípios; confira lista Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Receita Federal anunciou a prorrogação do prazo de entrega da declaração do IR 2024. Com isso alguns contribuintes terão um prazo maior para enviarem os dados. A mudança de data deve possibilitar que a meta de 43 milhões de declarações seja alcançada pela Receita.

Até as 13:15 da última quarta-feira, 08, a Receita já havia recebido 22.524.991 declarações em todo o país.

Novo prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024

A Portaria RFB Nº 415, publicada no dia 06 de maio de 2024, estende o prazo de entrega da declaração para os gaúchos. A nova data é válida apenas para aqueles que moram em cidades com estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal.

Agora, esses contribuintes terão até o último dia útil do terceiro mês subsequente ao encerramento do prazo. Ou seja, os tributos federais com vencimento em abril, serão prorrogados para julho; com vencimento em maio, serão prorrogados para agosto; e com vencimento em junho terão prorrogação para setembro.

Outra ação adotada pela Receita Federal foi a suspensão dos prazos para a prática de atos processuais relacionados à processos administrativos de interesse desses mesmos contribuintes.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a consulta a restituição já está disponível, veja.

Entrega da declaração do IR é prorrogado para mais de 300 municípios; confira lista Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Cidades em situação de calamidade pública no RS

Veja todos os benefícios liberados no estado do Rio Grande do Sul, clicando aqui.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile