Veja como entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 em até 30 minutos antes do prazo final

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 será encerrado no próximo dia 31 de maio. Os contribuintes que atrasem a entrega terão que pagar multa no valor mínimo de R$ 165,74. Confira como declarar de forma rápida.

Veja como entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 em até 30 minutos antes do prazo fina (Imagem: FDR)

No próximo dia 31 de maio, às 23h59, a Receita Federal vai encerrar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. Após isso será iniciado o período de pagamento da restituição. Essa devolução será feita em lotes regulares e residuais, que já tiveram as datas de depósito divulgadas, confira.

Os contribuintes que são obrigados a declarar e perdem o prazo acabam sendo obrigados a pagar multa. O valor mínimo dela é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido no ano. 

A expectativa da Receita Federal é receber 43 milhões de declarações. Mas, faltando apenas duas semanas para o encerramento do prazo, apenas 26.449.543 foram recebidas.

Como fazer a declaração do Imposto de Renda 2024 de forma rápida?

A Receita oferece a possibilidade de fazer uma espécie de recuperação de informações, o que acaba facilitando a vida do contribuinte e reduzindo o tempo gasto com o preenchimento de informações. 

Isso acontece através da declaração pré-preenchida, como o próprio nome já diz ela já vem com algumas informações preenchidas. Essa recuperação de informações é feita a partir da base de dados da Receita, conforme as informações enviadas na declaração do ano anterior e declarações auxiliares (como o carnê-leão), ou ainda por outras pessoas em outras declarações.

Exemplos de situações que possibilitam a recuperação de informações:

Veja como entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 em até 30 minutos antes do prazo fina (Imagem: FDR)

Como usar a declaração pré-preenchida?

Para acessar a pré-preenchida é necessário ter conta Gov.br de nível ouro ou prata, nesta matéria eu te ensino como subir o nível da sua. Os contribuintes podem usar a pré-preenchida através de um dos sistemas abaixo:

Preenchimento online

Pelo celular ou tablet

Pelo programa de computador

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica quem é obrigado a declarar nesse ano, confira.

Porque usar a declaração pré-preenchida?

Além de reduzir o tempo gasto com a declaração o uso desse modelo também coloca o contribuinte na ordem de prioridade. Com a última atualização anunciada pela Receita a prioridade ficou da seguinte forma:

  1. Idosos com 80 anos ou mais
  2. Idosos com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e/ou doença grave
  3. Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
  4. Contribuintes do Rio Grande do Sul
  5. Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix
  6. Demais contribuintes

Para aprender a descobrir em que lote você vai receber, clique aqui.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile