Saque-aniversário do FGTS vai chegar ao fim? Fique por dentro dos prazos de resgate da modalidade

Uma proposta que busca acabar com o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi debatida na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. A possível extinção dessa modalidade de saque gera discussões sobre o impacto dessa mudança para os trabalhadores.

Saque-aniversário do FGTS vai chegar ao fim? Fique por dentro dos prazos de resgate da modalidade. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

O saque-aniversário do FGTS permite que os trabalhadores retirem uma parte do saldo no mês de seu aniversário, mas essa medida está sendo reavaliada por seus efeitos. A questão está sendo analisada por especialistas e legisladores, pois a alteração na regra do Fundo de Garantia pode ter consequências significativas para os trabalhadores que optaram por essa modalidade.

O deputado Capitão Alberto Neto afirmou que o rendimento do Fundo de Garantia nos últimos 20 anos foi de 128,2%, um percentual inferior à inflação acumulada no mesmo período, que ficou em 210,4%. Ele critica a proposta de acabar com o saque-aniversário do FGTS, apontando que isso poderia prejudicar especialmente a população de média e baixa renda.

Para o parlamentar, o encerramento do saque-aniversário do FGTS pode forçar os trabalhadores a buscar empréstimos com taxas de juros elevadas ou até mesmo recorrer a alternativas informais para cobrir emergências financeiras. Ele sugere que o fim da modalidade poderia gerar mais desvantagens do que benefícios para os trabalhadores brasileiros.

O saque-aniversário do FGTS é uma opção significativa para quem precisa de recursos para pagar dívidas com juros mais altos, especialmente de cartões de crédito ou cheque especial. De acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), 34,5 milhões de brasileiros utilizaram essa modalidade em dezembro do ano passado. 

O deputado destacou esses números para mostrar como o saque-aniversário do FGTS pode ser uma ferramenta útil para lidar com emergências financeiras e evitar endividamento excessivo. Entenda abaixo sobre o funcionamento desta modalidade. Enquanto neste link, você aprende a fazer o resgate integral da poupança trabalhista. Acompanhe!

Entenda o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS é uma alternativa que permite aos trabalhadores brasileiros retirar parte do saldo do Fundo de Garantia uma vez por ano, no mês do seu aniversário. A quantia liberada para saque é calculada com base em uma taxa variável, entre 5% e 50%, dependendo do saldo do trabalhador.

Ao optar pelo saque-aniversário do FGTS, o trabalhador perde o direito ao saque total em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa rescisória. Para aderir à modalidade, é necessário fazer a solicitação no aplicativo do Fundo de Garantia até o último dia do mês de aniversário. Caso a solicitação seja feita após esse prazo, a retirada só será possível no ano seguinte.

Quais são as regras de saque-aniversário do FGTS?

O trabalhador deve cumprir as regras gerais do programa para fazer o resgate no mês de aniversário. Depois, é importante ter o conhecimento do saldo depositado em conta. É importante estar ciente de que, este modelo impede o trabalhador de realizar o saque rescisório do FGTS mesmo se ele for demitido sem justa causa. 

Isso porque, o prazo de vigência do saque-aniversário pelo FGTS é de dois anos, período no qual ele fica impossibilitado de efetivar uma nova troca no modelo de resgate. Mas ainda assim, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário continua tendo direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.

Como solicitar o saque-aniversário do FGTS?

Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque-aniversário do FGTS precisa:

Ao efetivar a escolha por este modelo de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 24 meses.

Calendário do saque-aniversário do FGTS em 2024

Abaixo, confira o calendário do saque-aniversário do FGTS 2024:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile