Idosos ficam sem serviços do INSS e redução nos atendimentos é descoberta

O Tribunal de Contas da União (TCU) investigou e descobriu que por mês quase 100 mil pessoas não tiveram atendimento médico que necessitam pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O motivo tem haver com o desempenho profissional dos peritos médicos federais que são habilitados para prestar este atendimento. 

auxílio doença
Idosos ficam sem serviços do INSS e redução nos atendimentos é descoberta (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Segundo os dados de controle do TCU, os principais motivos que levaram a piora no atendimento dos peritos médicos que trabalham no INSS estão relacionados a: redução das metas, alocação ineficiente de peritos federais e deficiências nos recursos de tecnologia da informação. Quem sai perdendo são os segurados. 

Tempo de espera para perícia médica do INSS

O levantamento do TCU ainda mostou que uma das medidas afetadas com a queda de pelo menos 50% na produtivadade dos peritos médicos federais é o tempo de espera para a perícia médica no INSS. Isso porque, todo benefício por incapacidade necessita da realização de perícia para comprovação. 

Pela legislação atual o tempo entre o pedido e a liberação de uma resposta deveria ser de no máximo 45 dias, mas em muitos estados esse prazo é quase que inalcançável. Isso porque, segundo o TCU:

Como acelerar a resposta do INSS?

Para os segurados que necessitam de um benefício do INSS, cabe buscar algumas ferramentas que tendem a acelerar o prazo para que seu benefício seja concedido. A perícia pode ser dispensada em alguns tipos de aposentadoria, como eu explico nesta matéria.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile