Aposentados com 61, 62, 63, 64, 65, 66, até 70 anos COMEMORAM benefício anunciado

Os aposentados do INSS comemoram a concessão de um novo benefício. Trata-se da convocação do Instituto Nacional do Seguro Social para a verificação de descontos indevidos nos pagamentos de idosos com 61, 62, 63, 64, 65, 66, até 70 anos.

Aposentados com 61, 62, 63, 64, 65, 66, até 70 anos COMEMORAM benefício anunciado. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Esta é uma medida crucial para combater golpes. Principalmente porque os aposentados do INSS têm sido alvo dessas fraudes, com associações e sindicatos debitando valores não autorizados de suas contas. 

O INSS registrou aproximadamente 130 mil denúncias de descontos irregulares em pensões e aposentadorias, destacando a urgência em resolver esse problema. Esses descontos nos salários estão relacionados à participação em sindicatos e associações destinadas a aposentados, com dados compartilhados pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

As entidades entram em contato com os aposentados oferecendo uma gama de serviços, como descontos em empresas privadas, assistência médica e jurídica. No entanto, muitas vezes, os descontos são aplicados mesmo sem o consentimento do idoso para a adesão à parceria com o sindicato ou associação.

Abaixo você aprende a consultar descontos indevidos e a solicitar o respectivo cancelamento. Neste link, eu te apresento as novas taxas de juros do empréstimo consignado do INSS, causador destes transtornos. Acompanhe!

Consulta aos descontos no salário dos aposentados

Para verificar os valores dos benefícios do INSS, há duas opções. A primeira é usar as ferramentas online do próprio INSS, como o site Meu INSS ou o aplicativo, disponíveis para Android e iOS. Essas plataformas possibilitam uma consulta ágil e simples dos valores a serem pagos.

Outra alternativa é ligar para a Central 135, especialmente para aqueles sem acesso à internet. Ambas as opções oferecem um meio conveniente de obter informações sobre os benefícios do INSS, proporcionando maior transparência e facilidade aos segurados.

Cancelamento dos descontos no salário dos aposentados 

Para cancelar débitos não autorizados, os beneficiários do INSS têm opções disponíveis. Uma maneira simples é acessar o portal do Meu INSS ou o aplicativo para Android e iOS. Ao entrar na plataforma, seleciona-se “Novo Pedido” e depois “Excluir mensalidade”.

Em seguida, é preciso escolher o nome da entidade responsável pelo serviço sob desconto na lista apresentada. Essas plataformas oferecem uma maneira eficaz de lidar com débitos não autorizados, proporcionando maior controle aos beneficiários.

Para acompanhar o processo e obter respostas, os beneficiários podem utilizar a plataforma do INSS. Além disso, têm a opção de entrar em contato com a central de atendimento pelo número 135 ou registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS.

O tempo de espera médio para atendimento é de cerca de cinco minutos, oferecendo aos beneficiários uma resposta rápida e eficiente. Essas opções permitem que os segurados resolvam questões relacionadas aos seus benefícios de forma ágil e conveniente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.