Veja como funciona a perícia médica do INSS e o que fazer caso seja REPROVADA

A perícia médica do INSS é temida por muitos brasileiros. Apesar de ser um procedimento simples, ele pode fazer com que você seja reprovado e não receba o benefício aguardado. Pensando nisso, o FDR separou os principais pontos sobre a análise do INSS para você ficar bem informado.

INSS pagará 13º salário em dezembro? Entenda o parcelamento do benefício
Veja como funciona a perícia médica do INSS e o que fazer caso seja REPROVADA – (Imagem: FDR)

O auxílio-doença é uma ajuda crucial para qualquer segurado da Previdência Social que esteja incapaz de trabalhar, seja por motivos físicos ou mentais. No entanto, é necessário possuir uma licença médica com mais de 15 dias, pois os primeiros 15 dias de afastamento são pagos pelo empregador.

Quando você solicita o auxílio-doença, é preciso agendar uma perícia médica, que acontece em uma unidade da Previdência, com a análise de um profissional de saúde habilitado. Embora esse processo possa gerar algum receio, geralmente é ágil. A dica é ser direto e objetivo durante a consulta.

Na perícia, o profissional de saúde do INSS verificará se a sua incapacidade é justificativa para afastamento do trabalho e por quanto tempo você precisa receber o benefício.

Portanto, é crucial apresentar documentos e comprovantes médicos que sustentem o diagnóstico e explicar de forma clara como essa condição afeta seu desempenho no emprego.

Reprovado na perícia médica do INSS? Veja o que fazer!

Agora, se você não conseguir passar na perícia médica do INSS, não se desespere. Existem alternativas:

  • Reagende a perícia em até 30 dias após a primeira tentativa.
  • Reúna mais documentos, incluindo novos exames e laudos médicos, para apresentar ao INSS.
  • Entre com um recurso administrativo também em até 30 dias após o primeiro exame.
  • Se necessário, busque auxílio jurídico e acione a Justiça com a ajuda de um advogado para garantir o benefício.

Agora você está mais preparado para lidar com a perícia médica do INSS e garantir o auxílio-doença quando necessário. Lembre-se de seguir as regras e fornecer documentação adequada para fortalecer seu pedido.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.