Valor da conta de luz pode DIMINUIR após pronunciamento do governo? Entenda

Na última quarta-feira (03/04), o Governo revelou planos de redução no valor da conta de luz para os consumidores de todo o país. No anúncio feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também aconteceu a explicação de que os empréstimos das distribuidoras serão quitados com a antecipação de R$ 26 bilhões depositados pela Eletrobras. 

Valor da conta de luz pode DIMINUIR após pronunciamento do
governo? Entenda. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Assim, mesmo pagando tudo que será necessário com este valor, ainda sobrará recursos, que serão direcionados a diminuição do custo da energia para os consumidores. Ainda segundo o ministro, a redução pode chegar até 5%.

A Medida Provisória ainda será encaminhada para o presidente Lula e, espera-se, que seja assinada na próxima semana.

Apesar dessa redução, muitas famílias que possuem inscrição no CadÚnico podem pagar um valor reduzido na conta de energia com a Tarifa Social. Entenda mais abaixo.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o programa da Tarifa Social na conta de luz, confira.

Tarifa Social de energia

Existindo há 21 anos no Brasil, a Tarifa Social de energia elétrica tem o objetivo de garantir o acesso à energia elétrica, um serviço essencial, mesmo para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras. 

Para ter acesso à Tarifa Social, é necessário seguir alguns critérios impostos pelo governo. São eles:

Os descontos na conta de energia variam de acordo com o consumo mensal e a faixa de consumo estabelecida pelo programa. Geralmente, quanto menor o consumo, maior o desconto aplicado. Vale lembrar que este é um pagamento temporário até que a família consiga pagar as contas sozinha.

 

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile