Saque TOTAL do FGTS foi aprovado para trabalhadores ativos sob novas condições

O FGTS está sendo alvo de mudanças e alterações para que o cidadão brasileiro seja beneficiado. A notícia promete impactar diretamente no bolso das pessoas que possuem saldo em conta no Fundo de Garantia. Então, confira abaixo o que será alterado no programa.

Saque TOTAL do FGTS foi aprovado para trabalhadores ativos sob novas condições (Imagem: FDR)

Atualmente, novos inscritos no FGTS estão sendo possibilitados para que consigam aderir ao saque aniversário. A modalidade permite que o trabalhador tenha acesso ao valor em conta uma vez ao ano.

Esta oportunidade ocorre exatamente no mês de nascimento do beneficiário. Desta forma, é fundamental que o cidadão coloque as suas opções na balança e decidir qual é a melhor forma de saque.

No momento, o Fundo de Garanta concede ao cidadão duas opções de saque. Entre elas, estão o saque aniversário e o saque rescisão. Entenda melhor como funciona cada modalidade:

Veja como funcionam os saques do FGTS

Saque Rescisão:

  • O Saque Rescisão é disponibilizado de forma automática para todos os brasileiros que participam do FGTS;
  • A modalidade permite que o cidadão consiga realizar o saque do valor em conta no momento em que uma demissão sem justa causa ocorre;
  • Com isto, o trabalhador terá acesso ao acumulado que foi depositado ao longo do seu vínculo profissional.

Saque aniversário:

  • Criado recentemente, ainda sob gestão Bolsonaro, o saque aniversário permite que o cidadão realize o saque do valor em conta uma vez ao ano;
  • Este saque é realizado no mês de nascimento do cidadão;
  • Porém, este vem sendo tratado como “armadilha”, tendo em vista que muitos aderiram ao saque aniversário, foram demitidos e não conseguiram ter um suporte financeiro;
  • Ao buscar retornar ao saque rescisão, foram pegos de surpresa com o tempo de espera;
  • Para retornar à antiga modalidade, o tempo de espera é de 25 meses. Ou seja, dois anos e um mês.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].