Salário mínimo começa a ser pago a 5 MILHÕES de brasileiros com baixa renda

A partir desta sexta-feira (23) começa a ser repassado o valor de R$ 1.412, equivalente a um salário mínimo, para pouco mais de 5 milhões de pessoas. A quantia é depositada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e contempla brasileiros que vivem de baixa renda sem exigir que eles tenham feito qualquer contribuição para a Previdência Social.

Salário mínimo começa a ser pago a 5 MILHÕES de brasileiros com baixa renda
Salário mínimo começa a ser pago a 5 MILHÕES de brasileiros com baixa renda. (Imagem: FDR)

O INSS fica responsável por mensalmente fazer o pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada), são pouco mais de 5 milhões de beneficiados neste ano. Este é um tipo de benefício que repassa 1 salário mínimo para as pessoas que vivem em condição de baixa renda. Para receber é necessário ser idoso, ou ter algum tipo de deficiência que o impeça de trabalhar.

Como conseguir o pagamento de 1 salário mínimo pelo BPC?

Para ter acesso ao pagamento do BPC o cidadão precisa cumprir com alguns critérios. Essas exigências buscam comprovar que aquela pessoa realmente vive em condição de baixa renda, e que por isso necessita de ajuda do poder público. A ajuda vem em forma de um salário mínimo pago mensalmente a esse cidadão, e consequentemente a sua família, como forma de diminuir os gastos mensais.

Têm direito de receber o benefício:

Cumprindo com esses requisitos, o pedido do BPC é feito diretamente no INSS de forma online. As pessoas com deficiência devem obrigatoriamente passar por perícia médica.

Calendário de pagamentos do BPC em fevereiro

O pagamento do salário mínimo do BPC deste mês vai do dia 23 de fevereiro até 7 de março. Os valores são depositados com base no último dígito do número do benefício, aquele que antecede o hífen.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile