Procurando uma RENDA EXTRA em 2024? Veja 5 dicas que podem te ajudar

Pontos-chave
  • Renda extra pode ser conquistada com trabalhos presenciais ou virtuais
  • Opções incluem alternativas para quem tem habilidades manuais
  • Rede de contatos é essencial para o desenvolvimento do trabalho

Brasileiros em busca de uma renda extra em 2024 têm muitas alternativas para explorar. Ao contrário do que muito pensam não é necessário fazer um alto investimento. Serviços podem ser presenciais ou virtuais e em diversos setores. Confira algumas dicas.

Procurando uma RENDA EXTRA em 2024? Veja 5 dicas que podem te ajudar (Imagem FDR)
Procurando uma RENDA EXTRA em 2024? Veja 5 dicas que podem te ajudar (Imagem FDR)

O sonho de muitos brasileiros é ter uma remuneração melhor, o que possibilitaria a realização de outros sonhos. Ter uma renda extra em 2024 pode te levar a realizar esse desejo. Mas, antes de se lançar no mundo do empreendedorismo é necessário observar alguns pontos.

Renda extra em 2024

Veja o que observar antes de empreender:

  • Tempo livre: Analise o que tempo que tem livre e que poderia ser usado para empreender. A partir disso é possível definir qual o melhor caminho a ser seguido.
  • Orçamento: Defina quanto você pode investir nesse primeiro momento e controle seus gastos. Pode não é interessante já começar um negócio fazendo grandes dívidas.
  • Invista nas suas habilidades: Esse deve ser o seu diferencial, no que você é bom? Suas habilidades são voltadas à oferta de produtos, de serviços, de aulas? Qual o público-alvo? São perguntas que precisam ser respondidas.
  • Use plataformas: A comunicação virtual é uma das ferramentas mais usadas atualmente. Ela pode servir para encontrar vagas de freelancer ou até divulgar o seu trabalho.
  • Faça networking: Nada mais é do que ter uma rede de contato a partir dela seu trabalho poderá ser mais divulgado. Inclusive, um bom networking pode contribuir no desenvolvimento da sua marca.
Procurando uma RENDA EXTRA em 2024? Veja 5 dicas que podem te ajudar (Imagem FDR)
Procurando uma RENDA EXTRA em 2024? Veja 5 dicas que podem te ajudar (Imagem FDR)

Negócios para conquistar uma renda extra em 2024

Venda de alimentos

Muitas pessoas cozinham bem e são bastante elogiadas. Por que não tornar essa habilidade em negócio?

O ramo da alimentação tem diversos segmentos, o importante é pesquisar sobre segurança e licenças necessárias para empreender nele.

Uma alternativa interessante para atingir mais pessoas é usar aplicativos de delivery. É necessário pagar taxas mensais, mas, o alcance de clientes é bem maior.

Aulas particulares

Aqui o networking é importantíssimo. É possível aproveitar praticamente todas as habilidades e usá-las para dar aula. Existem aulas de música (diversos instrumentos), artesanato, culinária e diversos outros segmentos.

Entregador ou motorista de aplicativos

Esse trabalho é ideal para quem tem algumas horas livres nos finais de semana por exemplo. Nele você faz o seu horário de trabalho, pode fazer pausas para descansar, pode procurar pelas áreas com mais movimentação de passageiros.

São várias vantagens, inclusive é possível trabalhar com mais de um aplicativo ao mesmo tempo.

Crie uma loja virtual

É possível vender itens novos ou até montar um brechó e se desfazer daquelas coisas que estão encalhadas no seu armário.

O portal Enjoei é uma alternativa bastante usada, inclusive, ele está com cupom de desconto para novos usuários.

Além dele, também é possível utilizar as redes sociais pessoais para divulgar os itens que estão disponíveis.

Venda de artesanato

É outra alternativa que tem se espalhado pelas redes sociais; provavelmente você já se deparou com alguém vendendo itens de crochê, por exemplo.

Além das redes, muitas cidades realizam feiras de artesanato, momento em que é possível se tornar mais conhecido pela comunidade local. Festas locais também são ambientes para aparecer e mostrar os itens que comercializa.

Social Media

O trabalho desse profissional, de forma resumida, é gerenciar as redes sociais das empresas. Esse serviço é usado por grandes empresas, mas, tem se espalhado pelas médias e pequenas também.

O diferencial é a possibilidade de gerenciar as redes de diversas empresas que não precisam ser da mesma cidade em que você mora.

Para se tornar um profissional da área e entregar bons resultados é necessário investir em conhecimento.

Correção de redação

Geralmente esse é um trabalho freelancer, inclusive é possível realizá-lo remotamente através de plataformas. Geralmente as redações são corrigidas no padrão ENEM, onde são consideradas as 5 competências.

Tradução de textos e documentos

Outro trabalho freelancer que pode ser feito pela internet. Basta comprovar ser fluente em uma segunda língua. E não é apenas o inglês que é aceito, outras línguas também necessitam de tradução.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.