Benefício por Incapacidade Temporária: Passo a passo para solicitar pela internet

Pontos-chave
  • Benefício por Incapcidade Temporário é o novo nome do auxílio-doença.
  • Benefício deve ser solicitado a após 15 dias do fato gerador do afastamento.
  • Aprovação é rápida e feita pela internet.

Solicitação do Benefício por Incapacidade Temporária pode ser feita sem a necessidade de ir até uma agência. Antigo auxílio doença é concedido ao trabalhador que precisa se afastar do trabalho. Veja como fazer a solicitação.

Benefício por Incapacidade Temporária: Passo a passo para solicitar pela internet
Benefício por Incapacidade Temporária: Passo a passo para solicitar pela internet (Imagem: FDR)

Trabalhadores que precisam se afastar do trabalho podem solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária, antigo auxílio-doença. O pedido é feito gratuitamente através da internet, incluindo o envio da documentação. Os profissionais também devem ficar atentos às diferenças entre o auxílio por incapacidade temporária comum ou decorrente de acidente de trabalho.

Segundo as orientações do Instituto Nacional do Seguro Social, a documentação enviada deve estar dentro do padrão exigido. Caso contrário o solicitante poderá enfrentar problemas para ter o pedido aceito.

Diferenças entre o auxílio por incapacidade temporária comum ou decorrente de acidente de trabalho

Tipo  Categoria do trabalhador  Prazo para fazer a solicitação ao INSS  Carência (tempo trabalhado exigido)  Estabilidade no Emprego  FGTS durante recebimento do benefício
Comum Segurado Empregado (urbano/rural) Após 15 dias de afastamento (podendo ser 15 dias intercalados dentro do prazo de 60 dias) 12 meses – exceto para casos isentos de carência. Não há Empresa não é obrigada a depositar
Segurado Empregado Doméstico, Trabalhador Avulso, Contribuinte Individual, Facultativo, Segurado Especial Após 15 dias de afastamento
Acidentário Empregado vinculado a uma empresa e o Empregado Doméstico (a partir de junho/2015) Deverá estar afastado do trabalho há pelo menos 15 dias (podendo ser 15 dias intercalados dentro do prazo de 60 dias) Isento Por período de 12 meses após retorno ao trabalho Empresa é obrigada a depositar

Documentos para solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária

Os solicitantes precisarão anexar documentos que comprovem a necessidade do afastamento, como laudos, relatórios e exames. Esses documentos devem conter as seguintes informações:

Benefício por Incapacidade Temporária: Passo a passo para solicitar pela internet (Imagem: FDR)
Benefício por Incapacidade Temporária: Passo a passo para solicitar pela internet (Imagem: FDR)

Informações importantes sobre o auxílio-doença

Como pedir o Benefício por Incapacidade Temporária?

Veja o passo a passo para fazer a solicitação do auxílio-doença:

  1. Acesso ao site Meu INSS;
  2. Selecione a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”, disponível na aba de serviços sem senha;
  3. Informe os dados solicitados: nome completo, CPF e data de nascimento;
  4. Clique em “Novo Requerimento”;
  5. Selecione “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)” e siga as instruções;
  6. Leia a informação da tela e clique em “Ciente”;
  7. Confira suas informações na tela e, se estiverem OK, clique em “Avançar”.

Uma nova tela será carregada e você deve:

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
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