Os beneficiários do BPC estão comemorando a novidade mais recente. O INSS confirmou que o programa social terá uma atualização no valor pago mensalmente pela Previdência Social. Acompanhe abaixo o motivo que levou ao aumento e qual será a nova quantia paga mensalmente.
A partir de janeiro deste ano, o INSS está realizando um novo pagamento aos beneficiários do órgão federal. Entre eles, o auxiliado pelo BPC foi positivamente impactado pela novidade anunciada pelo governo federal.
No INSS, muitos programas utilizam o salário mínimo como referência de pagamento. Desta forma, em caso de aumento registrado no piso salarial do país, os programas sociais que o utilizam como base também serão ampliados.
Este foi o caso após a aprovação da Lei Orçamentária para 2024. O INSS precisou anunciar que os seus programas serão reajustados e estão contando com novos valores já a partir de janeiro deste ano. Confira mais detalhes abaixo:
Novos valores confirmados para o BPC pelo INSS
A partir deste ano, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) terá o novo piso em R$ 1.412. Este valor é referente ao novo salário mínimo, que será utilizado ao decorrer de 2024.
Portanto, é fundamental manter-se atento(a) para o calendário oficial de pagamentos para o mês de fevereiro. Leve em consideração o penúltimo dígito do seu cartão do benefício e verifique quando estes depósitos serão realizados:
Calendário de pagamentos do INSS
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de janeiro (pago);
- Final 2: 26 de janeiro (pago);
- Final 3: 29 de janeiro (pago);
- Final 4: 30 de janeiro (pago);
- Final 5: 31 de janeiro (pago);
- Final 6: 01 de fevereiro (pago);
- Final 7: 02 de fevereiro (pago);
- Final 8: 05 de fevereiro;
- Final 9: 06 de fevereiro;
- Final 0: 07 de fevereiro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 01 de fevereiro (pago);
- Finais 2 e 7: 02 de fevereiro (pago);
- Finais 3 e 8: 05 de fevereiro;
- Finais 4 e 9: 06 de fevereiro;
- Finais 5 e 0: 07 de fevereiro