Idosos ganham programa de moradia popular exclusivo

Foi criado, dentro de um programa de moradia popular já existente, a modalidade Viver Mais. Por meio dela, os idosos poderão se beneficiar com um imóvel construído em condomínio pensado justamente em moradores dessa faixa etária. Eles pagarão por mês até 15% do salário mínimo federal.

Idosos ganham programa de moradia popular exclusivo
Idosos ganham programa de moradia popular exclusivo (Imagem: FDR)

A modalidade Viver Mais faz parte do programa Casa Fácil Paraná, liderado pelo governo do estado do Paraná. Por meio dele, a proposta é oferecer moradia popular com baixo custo para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. Ente elas, os idosos que possuem salários baixos.

Como funciona o programa de moradia popular dos idosos?

Na modalidade Viver Mais, os idosos que se inscrevem têm a chance de morar em uma casa construída pelo governo do estado do Paraná. A execução das obras de moradia popular é realizada por construtoras contratadas pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná).

Funciona assim:

“Eu fiquei sozinho, então achei melhor vir. (…) morava pagando aluguel, era R$ 600, mais a água e a luz. Acho que nunca ia morar numa casa boa assim. Me sinto muito bem cuidado, a vizinhança é boa, convivo com outros, de noite a gente dorme quieto, foi uma benção. Eu gosto de morar aqui”, declarou Irineu Wortigoski, de 77 anos para Agência de Notícias do estado.

Quem pode alugar um imóvel no Viver Mais?

Para que a pessoa idosa se beneficie no programa de moradia popular do estado, e consiga alugar um imóvel no Viver Mais, é necessário atender aos critérios. Poderão se candidatar para residir nos condomínios feitos para esse público, aqueles que:

A Cohapar também realiza a análise socioeconômica e consulta de cadastros negativos.

Inscrições moradia popular Viver Mais

As inscrições de moradia popular do Viver Mais são feitas de forma online. Ao preencher a ficha de cadastro o cidadão fica aguardando a disponibilidade de vaga na cidade que mora. Havendo imóveis vagos o idoso é chamado para apresentação de documento e pode se apropriar da casa.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile