SISU 2024: veja todos os documentos exigidos e critérios para inscrição

Pontos-chave
  • As inscrições no SISU terminam nessa semana;
  • Os candidatos podem escolher até dois cursos para concorrer;
  • As universidades exigem documentos específicos para matrícula.

Começaram as inscrições no SISU 2024 (Sistema de Seleção Unificada). Os interessados têm poucos dias, até a próxima quinta-feira (25) para disputar a vaga desejada. Neste programa os candidatos disputam uma chance de estudar em universidade pública federal ou estadual.

SISU 2024: veja todos os documentos exigidos e critérios para inscrição
SISU 2024: veja todos os documentos exigidos e critérios para inscrição (Imagem: FDR)

O governo federal apresentou duas novidades para o SISU 2024. A primeira e que chamou mais atenção, foi o fato de que neste ano haverá uma única edição do programa. Normalmente os estudantes tinham além do mês de janeiro, a chance de conseguir a vaga desejada no segundo semestre, em junho.

Agora, porém, quem pretende ingressar em universidade pública tem essa única chance de concorrer as vagas. A outra mudança tem haver com a disputa para cotistas. Com as mudanças aprovadas na Lei de Cotas em 2023, todos os candidatos disputarão por ampla concorrência.

A partir disso, concorrerão à reserva de vagas os candidatos que atenderem aos critérios descritos nas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. Antes desta mudança os cotistas disputavam entre eles, por exemplo, índios disputam sua vaga dentro da disposição da cota de indígenas.

As inscrições no SISU 2024 duram apenas quatro dias, e os interessados devem estar atentos aos prazos, aos critérios para se inscrever e aos documentos exigidos. Quem perder a oportunidade não terá outra chance de concorrer, pelo menos não nesse ano.

Critérios para inscrição no SISU 2024

Os critérios para inscrição no SISU 2024 são bem amplos. Na realidade, diferente de alguns programas educacionais que são direcionados a um público específico, esse busca atender a todos os perfis. O sonho de ingressar em uma universidade pública é muito grande, por isso o governo afrouxa as regras neste caso.

Para fazer a sua inscrição e concorrer ao curso e universidade desejados, o jovem ou adulto deve cumprir com requisitos como:

Não há exigência de nota mínima nas provas objetivas. Ainda assim, o candidato deve entender que quanto maior e melhor a nota média obtida no Exame, mais chances de conseguir a classificação.

Isso porque, cada curso possuí uma nota mínima necessária para conseguir a vaga. Quanto mais disputado for esse curso dentro daquela universidade, maior será a nota necessária para se classificar, isso é, a nota de corte. É o básico da concorrência, se classifica quem tiver o melhor desempenho.

Cronograma do SISU 2024

Além das inscrições, os candidatos precisam estar atento ao cronograma do SISU 2024 que detalhe outras etapas. Quem deixar qualquer uma dessas fases passar pode perder sua vaga. Por exemplo, os documentos devem ser entregues dentro do prazo estabelecido pela universidade, e assim por diante.

EDITAL CONCURSO CAIXA 2024: PROVAS CONFIRMADAS PARA 4 MIL VAGAS COM SALÁRIOS DE ATÉ R$ 10 MIL

Inscrições no SISU 2024

As inscrições no SISU 2024 são exclusivamente online, e gratuitas. Para preencher o formulário é preciso ter uma conta no Gov.br de qualquer nível. Os candidatos devem escolher até duas opções de curso em instituições diferentes, sendo que é possível alterá-los durante o período de inscrição.

Documentos obrigatórios no SISU 2024

No momento da inscrição os documentos obrigatórios no SISU 2024 são reconhecidos pelo sistema automaticamente. No entanto, ao fazer a matrícula na universidade será preciso levar uma série de documentos e comprovantes, como:

Quem disputa vagas como cotista deve levar outros documentos. Como comprovante de renda, comprovante de deficiência e etc.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile