Caixa inicia as inscrições do Fies 2024 por tempo LIMITADO; acompanhe o calendário

O calendário de aditamentos contratuais do Fies 2024 para o primeiro semestre foi iniciado pela Caixa. Até 31 de maio, cerca de 263 mil estudantes podem realizar manutenções contratuais obrigatórias.

Caixa inicia as inscrições do Fies 2024 por tempo LIMITADO; acompanhe o calendário
Caixa inicia as inscrições do Fies 2024 por tempo LIMITADO; acompanhe o calendário. (Imagem: FDR)

As manutenções do Fies 2024 se referem a renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso, dilatação de prazo de financiamento e encerramento antecipado, utilizando o portal SifesWeb.

O aditamento de renovação contratual do Fies 2024 também pode ser feito por meio do aplicativo Fies CAIXA. Os estudantes precisam estar adimplentes ou efetuar o pagamento das parcelas em aberto para concluir o processo. 

Conforme as regras do Fies 2024, os contratos devem ser aditados semestralmente, iniciando-se pela faculdade e validados pelo estudante.

Todos os que possuem contrato de financiamento do Novo FIES em fase de utilização devem realizar o aditamento no primeiro semestre de 2024, especialmente aqueles que já realizaram aditamentos nos semestres anteriores ou firmaram contrato no segundo semestre de 2023.

Quem pode se inscrever no Fies 2024?

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. 

Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. O bolsista parcial do Programa Universidade Para Todos (Prouni) poderá participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no edital do processo seletivo vigente.

Como saber quais faculdades participam do Fies 2024?

Para verificar as instituições e opções de vagas disponíveis, basta acessar o Portal Acesso Único, clicar no botão “Consultar oferta de vagas”. Serão exibidas as vagas disponíveis por:

  • Estado;
  • Município;
  • Nome do curso;
  • Conceito do curso no MEC;
  • Opcionalmente, é possível escolher a instituição de ensino e o local de oferta.

O que é o Fies 2024?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que visa conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. 

O Fies possui avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é ofertado por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.