Vagas do Sisu 2024: saiba a lista dos cursos mais concorridos

O Sisu vem sendo um dos tópicos mais falados desde a divulgação do resultado do ENEM 2023. Milhões de brasileiros foram aos pontos de prova e dedicaram horas para a realização do exame nacional. Agora, já existe uma parcial de cursos mais concorridos entre os alunos do país; confira abaixo.

Estudantes que irão participar Enem 2023 já podem consultar a cartilha de redação
Vagas do Sisu 2024: saiba a lista dos cursos mais concorridos (Imagem: FDR)

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é responsável pela convocação de alunos para determinados cursos de estudo no país. Milhões são as pessoas que contam com o chamado deste programa para que possam ingressar em uma universidade pública e iniciar a sua trajetória rumo ao âmbito profissional.

Com a realização do ENEM no ano passado, muitas pessoas estão esperando uma convocação por parte do SISU para que possam iniciar os estudos. Porém, dependendo do curso optado pelo cidadão, será preciso que a sua nota do ENEM tenha sido alta. Isto porque a concorrência vem aumentando cada vez mais.

Quais são os cursos mais concorridos e buscados pelo SISU?

Normalmente, os cursos de maior busca são os que, ao ser graduado, o aluno terá uma boa remuneração inicial. Porém, além de medicina e direito, outros cursos vem surpreendendo e obtendo um maior interesse das pessoas. Portanto, veja abaixo quais foram os 10 cursos mais buscados entre os alunos brasileiros:

  1. Medicina;
  2. Engenharia de computação;
  3. Direito;
  4. Ciência da computação;
  5. Engenharia civil;
  6. Enfermagem;
  7. Engenharia mecatrônica;
  8. Psicologia;
  9. Relações internacionais;
  10. Engenharia aeronáutica

Novidades entre os cursos mais buscados

Como podemos ver acima, engenharia de computação vem sendo um dos cursos mais buscados do país. Tendo em vista o forte crescimento da tecnologia em todo o mundo, os jovens vem buscando se especializar na área e serem referências no futuro próximo.

Não só engenharia da computação como a ciência da computação também está sendo amplamente buscado pelos cidadãos que realizaram o exame nacional no ano passado. Porém, a área de medicina segue como a primeira opção para a maioria dos cidadãos.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].