SiSU 2023: Começa o período de matrícula dos aprovados. Veja os documentos necessários

Após a divulgação do resultado do SiSU 2023, os estudantes selecionados devem fazer a matrícula dentro do prazo estabelecido pelo MEC. Essa etapa é feita diretamente com a instituição em que o estudante foi aprovado. Saiba mais sobre o processo de matrícula via Sistema de Seleção Unificada.

SiSU 2023: Começa o período de matrícula dos aprovados. Veja os documentos necessários
SiSU 2023: Começa o período de matrícula dos aprovados. Veja os documentos necessários (Imagem: FDR)

Desde a última terça-feira, 28, os inscritos no SiSU 2023 podem consultar o resultado do processo seletivo. Programa recebeu 1.073.024 inscritos, o que representa uma alta de 1,8% em relação à mesma edição do ano anterior, para 226.399 vagas para cursos de graduação.

Para quem não foi selecionado existe a possibilidade de participar da lista de espera, as inscrições estão abertas até o dia 8 de março e as convocações devem ser feitas a partir de 13 de março.

Matrícula via SiSU 2023

Os aprovados terão entre os dias 2 e 8 de março para fazer a matrícula, nesse caso é importante conferir os procedimentos adotados pela instituição. De modo geral, todos os aprovados precisam apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento de Matrícula (disponibilizado pela própria instituição);
  • Formulário de Declaração de Não acumulação de cursos de graduação em instituições públicas, devidamente preenchido e assinado pelo convocado e por duas testemunhas;
  • Certificado de conclusão de curso do Ensino Médio ou de curso equivalente devidamente assinado e carimbado (original e cópia);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou de curso equivalente devidamente assinado e carimbado (original e cópia);
  • Carteira de Identidade atualizada (original e cópia);
  • CPF (original e cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
  • Prova de quitação com o Serviço Militar, se for o caso (original e cópia);
  • Título de Eleitor e prova de quitação com a Justiça Eleitoral (original e cópia);
  • 01 (uma) fotografia 3×4 recente;
  • Declaração de Convalidação do Ensino Médio concluído no exterior, emitida pela Sec/Direc, quando for o caso.

Para os estudantes aprovados através do sistema de cotas ainda é necessário conferir os documentos exigidos segundo a modalidade.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.