Sisu 2024 divulga cronograma e como se inscrever; confira detalhes

Os candidatos que passaram pela prova do Enem 2024 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir do dia 22 de janeiro. A entrada no portal garante a tentativa de uma vaga em institutos e universidades públicas do Brasil. Saiba como realizar inscrição.

Sisu 2024 divulga cronograma e como se inscrever; confira detalhes
Sisu 2024 divulga cronograma e como se inscrever; confira detalhes. Imagem: FDR

Ao todo, o programa vai oferecer 264.360 vagas de graduação, distribuídas em 127 instituições. Este ano, o Sistema terá apenas uma edição para vagas em universidades públicas, incluindo o primeiro e segundo semestres, após a abolição do processo do meio do ano.

O Estado de Minas Gerais lidera com 33.744 vagas no Sisu 2024, representando 12,8% do total nacional. Apesar de 45% das oportunidades estarem no Nordeste, o estado mineiro oferece a maior quantidade. Algumas opções incluem o IFTM, UFOP, UFMG e UFV.

Cronograma do Sisu 2024

  • Inscrições: 22 de janeiro a 25 de janeiro;
  • Resultado da chamada regular: 30 de janeiro;
  • Matrícula dos selecionados na chamada regular: 1º de fevereiro a 7 de fevereiro;
  • Manifestação na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Como se inscrever no Sisu?

A inscrição no Sisu é gratuita e utiliza apenas a nota do Enem para selecionar os estudantes para as universidades públicas. Ou seja, o resultado obtido em outros processos seletivos não é elegível para a participação.

O acesso ao sistema de entrada no Sisu ocorre por meio do Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br. Se você ainda não possui um usuário ativo na plataforma, clique aqui para criar. Caso possua, digite CPF e senha.

Depois de logado no sistema, o candidato deve atualizar dados de contato e preencher o formulário Perfil socioeconômico para Lei de Cotas, que passou por grandes mudanças para o Sisu de 2024.

A partir de agora, os candidatos cotistas devem se inscrever mesmo na Ampla Concorrência, junto com todos os participantes. Se conseguirem passar, a vaga conquistada não será descontada do contingente de 50% reservado para os cotistas.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].