Minha Casa Minha Vida anuncia NOVIDADE sobre casa própria GRATUITA

Considerado o maior programa habitacional da história, o Minha Casa Minha Vida ganhou novidades para 2024. Uma delas é a possibilidade de conseguir a isenção das parcelas de financiamento imobiliário que tenham sido contratados por meio do programa. Entenda como ter acesso.

Minha Casa Minha Vida anuncia NOVIDADE sobre casa própria GRATUITA
Minha Casa Minha Vida anuncia NOVIDADE sobre casa própria GRATUITA. Imagem: FDR

Após ser extinto durante o governo Bolsonaro, o Minha Casa Minha Vida voltou a funcionar em 2023. O retorno foi cercado de grandes expectativas. O plano do Ministério das Cidades, responsável pelo programa, é de que até 2026 sejam financiados pelo menos 2 milhões de imóveis por meio deste sistema.

Quem tem direito à isenção no Minha Casa Minha Vida?

O programa Minha Casa Minha Vida é dividido em faixas de renda. Com limite de ganho mensal de até R$ 8 mil, cada grupo tem acesso a benefícios diferentes no que diz respeito a taxa de juros e liberação de subsídios.

A isenção estabelecida pelo governo no último ano, porém, não considera especificamente a faixa de renda, mas sim a inclusão de pessoas que recebem benefícios assistenciais. Isso significa que ganharam gratuidade no financiamento quem:

  • Recebe pagamento do Bolsa Família;
  • Recebe pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • Desde que o contrato de financiamento esteja no seu nome.

Preciso pedir pela gratuidade no Minha Casa Minha Vida?

Quem se enquadra nas regras e recebe o Bolsa Família ou BPC não precisa pedir pela isenção do financiamento no Minha Casa Minha Vida. Na realidade, vai haver um cruzamento de dados para a liberação aumática do benefício.

Funciona assim:

  • O sistema verifica o nome do contrato de financiamento da casa no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Essa pessoa recebendo os benefícios sociais mencionados terá automaticamente isenção das parcelas do financiamento;
  • Vale para quem já tinha um financiamento e já havia pagado algumas parcelas, como para aqueles que darão início a compra da casa que sairá de graça.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].