Minha Casa Minha Vida gratuito: veja como conseguir isenção do financiamento

No ano passado foi anunciado pelo governo federal a isenção do financiamento do Minha Casa Minha Vida para milhões de pessoas. Embora as parcelas sejam pequenas e em grande número de prestações, elas continuam existindo. Por isso, não ter a obrigação de pagá-las foi importante para muitas pessoas.

Minha Casa Minha Vida gratuito: veja como conseguir isenção do financiamento
Minha Casa Minha Vida gratuito: veja como conseguir isenção do financiamento (Imagem: FDR)

O Minha Casa Minha Vida voltou a funcionar em 2023 com grandes expectativas. O plano do Ministério das Cidades, responsável pelo programa, é de que até 2026 sejam financiados pelo menos 2 milhões de imóveis por meio deste sistema. Para isso, obras foram retomadas e novidades anunciadas.

Quem tem direito a isenção no Minha Casa Minha Vida?

O programa Minha Casa Minha Vida é dividido em faixas de renda. Com limite de ganho mensal de até R$ 8 mil, cada grupo tem acesso a benefícios diferentes no que diz respeito a taxa de juros e liberação de subsídios. 

A isenção estabelecida pelo governo no último ano, porém, não considera especificamente a faixa de renda, mas sim a inclusão de pessoas que recebem benefícios assistenciais. Isso significa que ganharam gratuidade no financiamento quem:

  • Recebe pagamento do Bolsa Família;
  • Recebe pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • Desde que o contrato de financiamento esteja no seu nome.

Preciso pedir pela gratuidade no Minha Casa Minha Vida?

Quem se enquadra nas regras e recebe o Bolsa Família ou BPC não precisa pedir pela isenção do financiamento no Minha Casa Minha Vida. Na realidade, vai haver um cruzamento de dados e informações liberando este benefício automaticamente.

Funciona assim:

  • O sistema verifica o nome do contrato de financiamento da casa no Cadastro Único;
  • Essa pessoa recebendo os benefícios sociais mencionados terá automaticamente isenção das parcelas do financiamento;
  • Vale para quem já tinha um financiamento e já havia pagado algumas parcelas, como para aqueles que darão início a compra da casa que sairá de graça.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]