Isenção do IPTU 2024 já pode ser solicitada utilizando o CPF; saiba como

Pontos-chave
  • A cobrança do IPTU é responsabilidade das prefeituras;
  • Algumas pessoas podem ter direito a isenção do imposto;
  • Quem não cumprir com o prazo vai ficar sem acesso ao benefício.

O pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é uma obrigação de todo proprietário de imóvel. No entanto, algumas pessoas serão beneficiadas com a isenção do IPTU 2024, desde que registrem o seu direito a tempo. Informar o CPF é uma das exigências para conseguir a graça de não pagar o imposto.

Isenção do IPTU 2024 já pode ser solicitada utilizando o CPF; saiba como
Isenção do IPTU 2024 já pode ser solicitada utilizando o CPF; saiba como (Imagem: FDR)

As regras que dão direito a isenção do IPTU 2024 vão depender da legislação da prefeitura municipal. Isso porque, o recolhimento deste imposto é de total responsabilidade do governo da cidade, logo são eles quem desenvolvem as regras. Inclusive abrindo o portal para solicitar este direito.

Com o dinheiro recolhido a prefeitura deve organizar os valores para investimento na própria cidade. Como, para uso no saneamento básico, iluminação pública, segurança, educação, saúde, transporte e tantos outros. É por isso que pagar imposto não é só obrigação, mas também uma contribuição à cidadania.

Quem deixar de pagar o IPTU 2024, porém, fica sujeito a consequência tanto para o proprietário como para o imóvel. Como o início de uma dívida, incluindo restrição no CPF do proprietário, cobrança de juros e multas sobre o valor original do imposto. E o impedimento de doação, venda ou construção naquele imóvel.

A única forma de não pagar o imposto e continuar em situação legal é tendo o direito a isenção do IPTU 2024. Por meio deste benefício não é preciso pagar pela tributação calculada sobre o seu imóvel, mas outras taxas podem ser incididas. Como relacionadas a coleta de lixo, ou ligação de água.

Quem tem direito a isenção do IPTU 2024?

Existe um grupo limitado que tem direito a isenção do IPTU 2024. As regras e os grupos beneficiados são diferentes dependendo da cidade. Por isso é muito importante procurar no seu município quais as condições que lhe garante este direito.

Outro ponto importante é discutir na imobiliária em que locou seu imóvel se a cobrança do IPTU é uma responsabilidade sua, ou do proprietário. Existe uma lista generalizada de perfis que têm direito a este benefício, mas é importante entender que as regras podem ser outras na sua cidade.

Em boa parte dos municípios, ganham acesso a isenção do IPTU aqueles que atendem a um dos critérios como:

  • Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia;
  • Apresentação de declaração de próprio punho, afirmando não possuir outro imóvel no município ou em qualquer outro município do país;
  • Utilizar efetivamente o imóvel como sua residência;
  • Rendimento mensal (benefício, investimentos, rendas em geral) que não ultrapasse 3 salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção total;
  • Rendimento mensal entre 3 e 5 salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção parcial;
  • O imóvel deve fazer parte do patrimônio do solicitante;
  • Ser associação filantrópicas;
  • Ser igreja, ou espaço ligado a religiosidade;
  • Ser associação comercial, de bairro ou sociedade esportiva.

Quem é obrigado a pagar o IPTU em 2024?

Contrário a quem recebeu a isenção do IPTU 2024, existe um grupo que deve obrigatoriamente pagar o imposto. Essas pessoas devem estar atentas a pontos muito importantes, como: prazo de pagamento, possibilidade de desconto, troca de créditos da nota fiscal por desconto, e outros.

A prefeitura vai liberar um boleto de cobrança para todos os proprietários de:

  • Casa;
  • Apartamento;
  • Prédio;
  • Sala comercial;
  • Terreno.

O boleto do IPTU 2024 estará em nome do proprietário do imóvel, o mesmo que está disponível na escritura ou contrato de compra e venda.

Como pedir a isenção do IPTU 2024

O pedido da isenção do IPTU 2024 deve acontecer diretamente com a prefeitura municipal. Com a expansão da tecnologia se tornou mais comum o envio do formulário de forma eletrônica, sem necessidade de comparecer presencialmente até o setor responsável.

  • Acesse o site da prefeitura do seu município;
  • Procure por “IPTU” e depois “Isenção”;
  • Será informado como o pedido de isenção deve ser feito, clique em cards com mensagens como “Pedir / Solicitar / Enviar pedido”;
  • Preencha a ficha cadastral e anexe os documentos solicitados (RG, CPF, comprovante de residência, escritura ou contrato de compra, comprovante de renda, e outros);
  • Aguarda a análise da prefeitura.

O prazo para solicitação vai variar em cada local, esteja atento a isso. A maioria das prefeituras permitem que o pedido aconteça até o final do ano anterior. A solicitação não garante o benefício imediatamente, será preciso aguardar a análise dos documentos.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com