Segunda parcela do 13º salário exige cálculo de descontos para os trabalhadores

A segunda parcela do 13º salário está exigindo um cálculo de descontos para os trabalhadores do país. Esta notícia pegou alguns cidadãos que surpresa, tendo em vista que não sabiam que o seu valor seria descontado algumas taxas. Portanto, veja abaixo mais detalhes sobre esta novidade.

Desconto CLT 2024
Segunda parcela do 13º salário exige cálculo de descontos para os trabalhadores (Imagem: FDR)

Normalmente, o 13º salário é pago aos cidadãos em duas parcelas. A primeira parcela teve o prazo limite de 30 de novembro para que fosse realizada. Portanto, a maior parte dos brasileiros já estão com o benefício financeiro em mãos. Porém, a segunda parcela do auxílio está pegando milhões de surpresa.

Isto porque os trabalhadores formais precisam realizar o cálculo de quanto será retido pelo poder público no momento no pagamento. Isto acontece na segunda parcela e muitos brasileiros já sabiam que isto iria acontecer. Porém, aqueles que não sabiam, estão sendo surpreendidos com a redução salarial no fim do ano.

Veja o que será descontado na segunda parcela do 13º salário em dezembro

Neste mês, o pagamento da segunda parcela do 13º salário deve ocorrer até o dia 20 de dezembro. Porém, este depósito será realizado com descontos da Previdência Social e também do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Isto é realizado para ajudar o cidadão em eventuais problemas.

Isto porque o intuito do Fundo de Garantia, por exemplo, é garantir uma renda ao trabalhador no momento de uma demissão sem justa causa. Então, com esta contribuição extra no final do ano, o cidadão tem uma segurança ampliada. Todavia, alguns brasileiros não gostaram desta notícia.

Quem está apto ao recebimento do 13º salário?

Atualmente, apenas os trabalhadores formais do país recebem, legalmente, o benefício. Ou seja, é preciso exercer a sua profissão com a carteira de trabalho assinada e seguindo o regime CLT. Além disto, os aposentados e pensionistas do INSS também são contemplados pelo governo federal.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].