Carteira de trabalho digital disponibiliza o número do PIS; saiba onde consultar

Lançada pelo Governo Federal, a carteira de trabalho digital disponibiliza diversas facilidades para o trabalhador brasileiro. Por meio da ferramenta é possível checar várias informações pessoais, incluindo o número do PIS. Confira como realizar esse procedimento.

Carteira de trabalho digital disponibiliza o número do PIS; saiba onde consultar
Carteira de trabalho digital disponibiliza o número do PIS; saiba onde consultar. (Imagem: FDR)

A numeração do PIS/Pasep é registrada no momento em que o trabalhador tem registrado seu primeiro vínculo de emprego formal. O cadastro é usado para possibilitar que o empregado tenha acesso a diversos benefícios. Entre eles, o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o pagamento do abono salarial.

O cadastro possui o mesmo número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e do NIS (Número de Identificação Social). Nesses casos, eles são usados para o recebimento de programas sociais, como o Bolsa Família.

Por isso, é essencial que o trabalhador saiba como consultar o número do PIS, caso tenha a necessidade. Uma das principais formais de saber sua numeração é por meio da carteira de trabalho digital. A aplicação está disponível para celulares e pode ser baixada por meio deste link.

Saiba como conferir o número do PIS:

  • Realize o download da carteira de trabalho digital;
  • Em seguida, faça o login;
  • A entrada no sistema acontece por meio do cadastro Gov.BR;
  • Para tal, o trabalhador deverá inserir seu CPF e senha cadastrada;
  • Em seguida, após finalizar o login, ele deverá procurar a opção contratos, que estará disponível no menu inferior da tela;
  • Na próxima etapa, será preciso clicar no contrato atual e selecionar a opção de mais, que apareça no canto direito;
  • Na tela seguinte, o trabalhador conseguirá acessar todos os detalhes do contrato;
  • Ao descer no aplicativo, será possível visualizar o número do PIS/Pasep.

Confira mais informações sobre o pagamento do PIS em 2023 neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.