Mudança no saque-aniversário do FGTS tem prazo determinado pelo governo

As mudanças realizadas no saque aniversário do FGTS está impactando diretamente no bolso dos brasileiros. Esta notícia vem causando espanto entre os beneficiários do programa, que estão buscando mais informações sobre o que estas alterações causarão à longo prazo.

FGTS aniversário: últimos dias para aniversariantes de abril aderirem
Mudança no saque-aniversário do FGTS tem prazo determinado pelo governo (Imagem: FDR)

O saque aniversário do FGTS é um dos pontos cruciais para o ministério do trabalho. Desde o início deste mandato, a pasta vem buscando opções para que o encerramento da modalidade seja realizado. Porém, esta iniciativa vem encontrando empecilhos ao longo do caminho.

Todavia, a previsão é que um projeto voltado à extinção do saque aniversário pode ser votado em março de 2024. Na proposta, o governo federal busca autorizar que todos os cidadãos inclusos nesta modalidade possam sair desta opção em até 30 dias. Acompanhe mais detalhes sobre isto abaixo.

Grandes mudanças são esperadas para o FGTS em 2024

Com a saída provisória destes cidadãos, eles poderiam retornar ao modelo de saque rescisão. Neste caso, os brasileiros tem acesso ao valor em caso de demissões sem justa causa. Naturalmente, ao aderir ao FGTS, esta é a opção selecionada para todos os cidadãos vinculados ao programa.

O Ministério do Trabalho vem recebendo muitos relatos de pessoas que não sabiam que, ao alterar a modalidade, teriam que aguardar por ao menos 25 meses para voltar ao antigo modelo de retirada. Isto vem causando uma série de problemas financeiros para as famílias cujo o cidadão foi demitido.

Quem será permitido retornar ao antigo modelo de saque?

O projeto de lei, que pode ser votado em março do ano que vem, faz com que muitos brasileiros estão aptos ao retorno para o saque rescisão. Especificamente aqueles que aderiram ao saque aniversário e foram demitidos a partir de abril de 2020. Inclusive, o saque será permitido imediatamente após o retorno.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].