Bolsa Família 2024: famílias cadastradas deverão renovar suas inscrições no CadÚnico

Pontos-chave
  • A atualização do CadÚnico é obrigatória para manter o Bolsa Família;
  • Somente com a atualização o governo reconhece a condição de vida da família;
  • O titular do Bolsa Família é avisando quando esse processo precisa acontecer.

Uma das obrigatoriedades para conseguir se manter no Bolsa Família 2024 é fazer a atualização do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico). Esta é uma responsabilidade do titular do benefício, aquele que representa a família, e que deve estar atento sobre o prazo.

Bolsa Família 2024: famílias cadastradas deverão renovar suas inscrições no CadÚnico
Bolsa Família 2024: famílias cadastradas deverão renovar suas inscrições no CadÚnico (Imagem: FDR)

Quem ainda não recebe o benefício, mas quer entrar no Bolsa Família 2024 deve realizar a sua inscrição no Cadastro Único. É importante saber, porém, que esta inscrição precisa ser renovada de forma periódica, seja para tentar a vaga que ainda não conseguiu, ou para se manter no programa que está sendo pago.

O Cadastro Único é uma plataforma de dados em que são depositadas informações sobre pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. A partir disso eles passam a ser reconhecidos pelo poder público e poderão receber benefícios como transferência em dinheiro, acesso a alimentos e outros.

Nada mais é do que a forma que o governo encontrou de conseguir enxergar quem precisa de ajuda, por isso essa plataforma é tão importante. Há ainda a busca ativa, em que profissionais da assistência social da rede federal vão até as regiões mais afastadas em busca de inscrever as famílias no CadÚnico.

A partir disso, havendo disponibilidade de orçamento essas pessoas poderão receber o Bolsa Família 2024, o Auxílio Gás, e outros benefícios como desconto na conta de luz, cesta básica mensal, descontos em remédios e outros. Além dos benefícios federais, a inscrição vale para auxílios estaduais e municipais.

Quando a inscrição no CadÚnico precisa ser renovada?

Quem quer se manter no Bolsa Família 2024, ou tentar uma vaga no programa no próximo ano, precisa renovar a sua inscrição no CadÚnico. Caso os sistemas do governo cruzem dados e informações entre as plataformas e percebam que há irregularidades, qualquer pagamento feito será suspenso.

O auxílio bloqueado ou suspenso só volta a ser liberado caso os dados sejam atualizados, e a família continue cumprindo com os critérios que dão acesso ao benefício. Para evitar esse processo que pode ser mais demorado do que se imagina, é importante:

  • Atualizar os dados cadastrais a cada dois anos; ou
    • Sempre que houver mudanças na renda da família, para mais ou menos;
    • Se um novo membro passar a fazer parte da família (nascimento), ou se um membro sair da família (falecimento, ou filho que se casou e saiu de casa, por exemplo);
    • Na descoberta da gravidez;
    • Troca de endereço residencial;
    • Transferência de escola das crianças ou adolescentes.

Como a atualização do CadÚnico garante a entrada no Bolsa Família 2024?

Como foi explicado, a atualização do CadÚnico é que vai indicar para o governo a situação de vida daquela família, e consequentemente dar acesso ao Bolsa Família 2024. Essa é uma obrigação porque o intuito é fazer com que o governo consiga acompanhar a situação de vida daquele grupo.

Ao fazer a atualização o governo vai reconhecer:

  • Qual o grau de vulnerabilidade daquela família, como estão vivendo, com quanto de renda, em que região da cidade, em quantos cômodos de casa, com acesso ou não a saneamento básico;
  • Se há bebês, crianças, adolescentes ou gestantes que têm direito a bônus no Bolsa Família;
  • Necessidade da família ser inclusa em mais benefícios e programas.

Como fazer a atualização no CadÚnico

Ao acessar o App Meu CadÚnico há uma mensagem indicando quando a próxima atualização no Cadastro Único precisa ser feita. Com cerca de seis meses antes do vencimento do seu cadastro o sistema já passa a notificar o titular com mais constância.

Essa mensagem também pode ser encontrada no App do Bolsa Família 2024, ou no extrato de pagamentos. Tendo essa obrigação, para não perder o direito ao benefício o cidadão precisa:

  • Procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para atendimento;
  • Solicitar a atualização dos dados do Cadastro Único;
  • Levar documento de identificação de todos os membros da família, e comprovante de residência;
  • Responder ao questionário socioeconômico;
  • Finalizar sua atualização de cadastro.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]