Qual o novo salário mínimo para 2024? Veja o que se sabe

Milhões de pessoas aguardam a publicação do salário mínimo para 2024. Tudo porque, a quantia é usada como referência para o pagamento aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e beneficiados do governo. Ainda não houve o decreto oficial, mas já existem expectativas sobre o novo piso salarial do país.

Qual o novo salário mínimo para 2024? Veja o que se sabe
Qual o novo salário mínimo para 2024? Veja o que se sabe (Imagem: FDR)

A cada entrada de ano deve obrigatoriamente haver um novo salário mínimo. Este compromisso de reajuste do governo federal está estabelecido pela Constituição. A ideia é que todos os brasileiros consigam ter aumento de salário para que acompanhem os acréscimos de produtos e serviços de consumo.

Novo salário mínimo para 2024

Já existem expectativas sobre o novo salário mínimo para 2024, isso porque em agosto o governo federal criou um plano de orçamento contendo a sugestão do piso. Este plano foi enviado para análise e aprovação dos deputados e senadores que compõem o Congresso Nacional.

Além do valor do salário mínimo, o Orçamento de 2024 ainda incluí todos os valores que o governo pretende gastar nos diferentes setores. E o texto precisa ser aprovado até dezembro deste ano para começar a valer no ano que vem.

De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o piso salarial de 2024 será de:

A quantia considera para o reajuste a projeção para inflação deste ano, e o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás.

Mudanças com o novo salário mínimo

A partir da definição do novo salário mínimo, outros pagamentos serão afetados porque usam essa quantia como referência. Valerá para salários que são pagos pelo poder público, como por exemplo:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile