Caixa autoriza empréstimo do FGTS e clientes se animam com esta opção

A Caixa Econômica Federal abriu a possibilidade dos cidadãos terem acesso ao seu FGTS de forma antecipada. Para isto, os brasileiros terão que optar por algumas opções que podem influenciar na saúde financeira da sua família. Veja abaixo mais detalhes sobre esta iniciativa.

Saque-aniversário do FGTS em 2024 passará por GRANDES mudanças
Caixa autoriza empréstimo do FGTS e clientes se animam com esta opção. (Imagem: FDR)

O FGTS é amplamente conhecido pelos trabalhadores formais do país. Isto porque o Fundo de Garantia promove que os cidadãos consigam ter acesso à algum dinheiro no momento em que são demitidos sem justa causa. Porém, com esta novidade do governo federal, as pessoas não precisarão ser demitidas.

Isto porque o governo está propondo que o saque-aniversário seja antecipado para que os cidadãos consigam ter acesso ao valor. Para isto, é necessário que o cidadão opte pela modalidade de saque citada. Com isto, ao invés de ter acesso ao valor no momento da demissão, poderá ter acesso de forma anual.

Como fazer para conseguir antecipar o FGTS?

Para realizar esta antecipação do Fundo de Garantia, é fundamental que os brasileiros façam o seu registro no aplicativo “FGTS”. Nele, os cidadãos poderão acessar os diversos serviços oferecidos pelo programa. Além disto, também conseguirão fazer a alteração da modalidade de saque.

Com isto, a antecipação do valor em conta pode ser feita com a ajuda de um banco parceiro. Ou seja, registrando a sua conta no aplicativo do programa. Confira abaixo quais são as características do FGTS e quais são os benefícios propostos pelo projeto gerido pela Caixa Econômica Federal:

  • O FGTS é cedido aos trabalhadores que exercem a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a sua carteira de trabalho assinada;
  • A contribuição ao seu Fundo de Garantia é abatida antes do salário chegar em sua mão. Ou seja, é algo compulsório a partir do momento em que o cidadão é CLT;
  • Nele, existem duas modalidades básicas: o saque-aniversário e o saque-rescisão.
  • Para mais informações, clique aqui e saiba mais. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].