Regras para APROVAÇÃO do Auxílio Doença pelo INSS são modificadas

As regras para a aprovação do Auxílio Doença do INSS estão sendo modificadas. Inicialmente, as alterações estão sendo realizadas para ampliar a cobertura para os beneficiários. Portanto, veja abaixo quais serão as mudanças definidas para os cidadãos ligados à Previdência Social.

Consignado do INSS em 2024: Aprenda a simular valores e taxas de juros (Imagem: FDR)
Regras para APROVAÇÃO do Auxílio-Doença pelo INSS são modificadas (Imagem: FDR)

O INSS está passando por grandes alterações em 2023. Uma destas mudanças é focada no antigo Auxílio Doença, atualmente conhecido como Benefício por Incapacidade Temporária. Agora, o cidadão pode solicitar o auxílio de forma digital através do aplicativo oficial da Previdência Social. 

O aplicativo “Meu INSS” é responsável pela concessão dos diversos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre eles, está o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a aposentadoria e também a liberação do antigo Auxílio Doença. Veja mais detalhes abaixo.

INSS aprova Auxílio Doença de forma digital

Agora, o cidadão não precisa enfrentar as grandes filas que vem sendo registradas em agências do INSS. Isto porque o aplicativo “Meu INSS” está garantindo que o cidadão, com acesso ao seu atestado médico, consiga a aprovação sem que haja a realização da conhecida perícia médica.

Esta mudança foi realizada devido ao alto nível de pessoas acumuladas para obter aprovação no benefício. Mais de 100 mil pessoas estavam registradas como no aguardo para aprovação do Benefício por Incapacidade Temporária. Somados, a Previdência Social acumla uma fila de mais de 1 milhão de pessoas.

A partir de quando esta nova atualização digital será realizada para beneficiar os cidadãos?

A liberação feita de maneira online já está disponível para os cidadãos. Desta forma, já não é necessário a visita em unidade da Previdência para a realização da perícia médica. Além disto, o governo federal também vem incentivando os servidores com bonificações para aqueles que aceitarem fazer hora extra.

Para mais informações sobre o INSS, clique aqui e saiba mais 

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile