Embora seu intuito seja benéfico, o empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode se tornar um incômodo para o aposentado. Isso porque, com o assédio dos bancos é comum que sejam feitas muitas ligações oferecendo o produto. Agora há opção de bloquear esta operação.
A taxa de juros do crédito consignado do INSS está em 1,84% ao mês. Mas o valor pode ser ainda mais vantajoso, já que este foi o teto estabelecido pela Previdência Social. Logo, os bancos podem cobrar valores menores e ainda melhores aos seus clientes, o que torna esta modalidade interessante.
É por isso que foi disponibilizada uma ferramenta que permite o bloqueio e o desbloqueio da contratação de novos empréstimos. De forma online quem quiser impedir que novos créditos sejam feitos consegue fechar essa janela. E caso se arrependa o retorno também acontece sem burocracia pela internet.
Como bloquear ou desbloquear consignado do INSS?
O processo tanto para bloquear, como para desbloquear pedidos de empréstimo consignado do INSS acontece da mesma forma. Não é necessário comparecer até a agência da Previdência Social, ou do banco em que recebe o seu salário. Tudo acontece no aplicativo ou no site do Meu INSS.
É importante dizer que a única responsabilidade do Instituto é repassar para o banco o valor que aquele aposentado ou pensionista recebe. Todos os trâmites seguintes, com valor a ser emprestado, número de parcelas, entre outros, precisam ser resolvidos diretamente com o banco.
As queixas sobre o crédito contratado também são resolvidas diretamente com a instituição. Mas, podem ser registradas no portal do governo como o Fala.BR ou Consumidor.Gov.
Bloqueio e desbloqueio de crédito consignado
- Entre no Meu INSS (site ou App);
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “bloquear” ou “desbloquear”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.