Consignado do INSS pode ser bloqueado e desbloqueado ONLINE; saiba como

Embora seu intuito seja benéfico, o empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode se tornar um incômodo para o aposentado. Isso porque, com o assédio dos bancos é comum que sejam feitas muitas ligações oferecendo o produto. Agora há opção de bloquear esta operação. 

Consignado do INSS pode ser bloqueado e desbloqueado ONLINE; saiba como
Consignado do INSS pode ser bloqueado e desbloqueado ONLINE; saiba como (Imagem: FDR)

A taxa de juros do crédito consignado do INSS está em 1,84% ao mês. Mas o valor pode ser ainda mais vantajoso, já que este foi o teto estabelecido pela Previdência Social. Logo, os bancos podem cobrar valores menores e ainda melhores aos seus clientes, o que torna esta modalidade interessante.

É por isso que foi disponibilizada uma ferramenta que permite o bloqueio e o desbloqueio da contratação de novos empréstimos. De forma online quem quiser impedir que novos créditos sejam feitos consegue fechar essa janela. E caso se arrependa o retorno também acontece sem burocracia pela internet.

Como bloquear ou desbloquear consignado do INSS?

O processo tanto para bloquear, como para desbloquear pedidos de empréstimo consignado do INSS acontece da mesma forma. Não é necessário comparecer até a agência da Previdência Social, ou do banco em que recebe o seu salário. Tudo acontece no aplicativo ou no site do Meu INSS

É importante dizer que a única responsabilidade do Instituto é repassar para o banco o valor que aquele aposentado ou pensionista recebe. Todos os trâmites seguintes, com valor a ser emprestado, número de parcelas, entre outros, precisam ser resolvidos diretamente com o banco.

As queixas sobre o crédito contratado também são resolvidas diretamente com a instituição. Mas, podem ser registradas no portal do governo como o Fala.BR ou Consumidor.Gov.

Bloqueio e desbloqueio de crédito consignado

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile