Consignado do INSS pode ser bloqueado e desbloqueado ONLINE; saiba como

Embora seu intuito seja benéfico, o empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode se tornar um incômodo para o aposentado. Isso porque, com o assédio dos bancos é comum que sejam feitas muitas ligações oferecendo o produto. Agora há opção de bloquear esta operação. 

Consignado do INSS pode ser bloqueado e desbloqueado ONLINE; saiba como
Consignado do INSS pode ser bloqueado e desbloqueado ONLINE; saiba como (Imagem: FDR)

A taxa de juros do crédito consignado do INSS está em 1,84% ao mês. Mas o valor pode ser ainda mais vantajoso, já que este foi o teto estabelecido pela Previdência Social. Logo, os bancos podem cobrar valores menores e ainda melhores aos seus clientes, o que torna esta modalidade interessante.

É por isso que foi disponibilizada uma ferramenta que permite o bloqueio e o desbloqueio da contratação de novos empréstimos. De forma online quem quiser impedir que novos créditos sejam feitos consegue fechar essa janela. E caso se arrependa o retorno também acontece sem burocracia pela internet.

Como bloquear ou desbloquear consignado do INSS?

O processo tanto para bloquear, como para desbloquear pedidos de empréstimo consignado do INSS acontece da mesma forma. Não é necessário comparecer até a agência da Previdência Social, ou do banco em que recebe o seu salário. Tudo acontece no aplicativo ou no site do Meu INSS

É importante dizer que a única responsabilidade do Instituto é repassar para o banco o valor que aquele aposentado ou pensionista recebe. Todos os trâmites seguintes, com valor a ser emprestado, número de parcelas, entre outros, precisam ser resolvidos diretamente com o banco.

As queixas sobre o crédito contratado também são resolvidas diretamente com a instituição. Mas, podem ser registradas no portal do governo como o Fala.BR ou Consumidor.Gov.

Bloqueio e desbloqueio de crédito consignado

  • Entre no Meu INSS (site ou App);
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite “bloquear” ou “desbloquear”;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]