A nova carteira de identidade já pode ser emitida em todo o país. Documento encerra a era do RG. Novo modelo utiliza diversos recursos de segurança e deve ajudar a diminuir as fraudes. Veja como emiti-lo.
A Carteira de Identidade Nacional já está disponível no Brasil. O documento utiliza o número do CPF como cadastro único, abandonando o RG. Com isso, as verificações de segurança do documento serão ampliadas, o que deve diminuir as fraudes e golpes com uso de documentos dos cidadãos.
“Para além de um documento de identificação, a CIN conecta o ciclo de vida do cidadão desde seu nascimento ao óbito e interrompe a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como o uso de múltiplos documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado”, informa o Governo Federal.
Emissão da nova carteira de identidade
A emissão nesse primeiro momento não é obrigatória, os cidadãos têm o prazo de 10 anos para solicitar o novo documento.
- O documento possui versão física e digital
- Outros números de documentos, como o da CNH poderão ser inseridos na Carteira Nacional de Identificação, a pedido do cidadão
- A emissão física será feita em papel moeda, o mesmo usado em outros documentos, pelos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.
- cada instituto elaborará um cronograma diferenciado para atender as demandas locais
- É possível que mutirões sejam feitos para acelerar a emissão
- Por ser um modelo nacional, a emissão poderá ser feita em qualquer estado que já tenha iniciado o procedimento, não sendo necessário ser feita no estado de origem do cidadão
outra mudança trazida pelo novo modelo é o tempo de validade, que varia de acordo com a faixa etária:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
- Acima de 60 anos – validade indeterminada.
Para saber mais sobre a emissão, clique aqui.