Valor do salário mínimo de 2024 é revelado! Conheça proposta do governo

O salário mínimo de 2024 foi finalmente anunciado oficialmente, e essa notícia é um motivo para comemorar! O governo do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, trazendo informações cruciais para os brasileiros.

Valor do salário mínimo de 2024 é revelado! Conheça proposta do governo
Valor do salário mínimo de 2024 é revelado! Conheça proposta do governo. (Imagem: FDR)

A expectativa em torno do novo valor do salário mínimo em 2024 era aguardada com ansiedade por muitos brasileiros. Agora, com o anúncio oficial, é possível planejar e compreender melhor o impacto desse valor nas finanças pessoais e na economia do país.

O salário mínimo de 2024 está previsto inicialmente em R$ 1.389, mas é crucial observar que seu valor oficial ainda será maior. A discrepância ocorre devido a uma nova fórmula de reajuste que considera diversos fatores. 

Isso inclui a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses anteriores e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) consolidado dos dois anos anteriores.

O anúncio do salário mínimo de 2024 traz expectativas, uma vez que seu valor é impactante para milhões de brasileiros. As mudanças na fórmula de reajuste buscam garantir que o mínimo seja compatível com a realidade econômica do país, proporcionando melhores condições de vida aos trabalhadores.

Essa nova medida proposta visa garantir um aumento real e significativo do salário mínimo para o povo brasileiro, se alinhando de maneira correta às condições econômicas do país.

Política de valorização do salário mínimo em 2024

A partir do dia 1º de janeiro de 2024, entra em vigor a política de valorização do salário mínimo, impulsionada através do texto aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula nesta semana.

Seguindo a nova regra, a valorização será resultado da soma entre o índice de inflação do ano precedente e o índice correspondente ao crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

O índice de inflação considerado será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado nos últimos 12 meses até novembro do ano anterior ao reajuste. Em anos em que o PIB não apresentar crescimento, o reajuste será orientado apenas pela inflação.

Salário mínimo do ideal

De acordo com levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo necessário para suprir as necessidades de uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 6.652,09.

O cálculo é baseado no valor da cesta básica mais cara, considerando a determinação constitucional de que o salário mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e sua família.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.