Contas de luz do Norte e Nordeste ficarão mais CARAS nos próximos meses

Um projeto acaba de ser aprovado em Senado Federal para que as contas de luz do Norte e Nordeste do país tenham um aumento aplicado. Esta notícia é de fundamental importância para as milhões de pessoas que utilizam o serviço nas regiões citadas. Veja abaixo mais detalhes sobre esta novidade.

Quer garantir sua APOSENTADORIA? Santander lança opção com investimentos a partir de R$ 30!
Contas de luz do Norte e Nordeste ficarão mais CARAS nos próximos meses (Imagem: FDR)

As contas de luz do Norte e Nordeste do país serão reajustadas para cima nos próximos meses. Esta mudança será realizada após decisão tomada pela Comissão de Infraestrutura do Senado. No projeto, as normas aplicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foram suspensas.

Segundo o relator do projeto, o senador Otto Alencar (PSD-BA), o intuito é fomentar a utilização de energias renováveis e naturais. Veja abaixo o que foi dito pelo senador em diálogo sobre o projeto de lei que foi aprovado:

“Queria ter essa noção exata de que o meu voto é um voto que de alguma forma vai estimular a minha região na produção de energia eólica e fotovoltaica. O Nordeste precisa desse desenvolvimento para ter um equilíbrio nacional com igualdade de desenvolvimento econômico e social”

O que será alterado nas contas de luz das regiões Norte e Nordeste?

Com a decisão tomada em Senado Federal, a Aneel agora terá que retornar à antiga forma de realizar o cálculo final. Anteriormente, a empresa havia estabelecido uma nova forma de realizar o cálculo final. Nesta novidade, o valor havia sido elevado para beneficiar as empresas que levam energia aos cidadãos.

Isto porque a empresa é responsável pela produção e não pela distribuição. Na ocasião, a Aneel reduziu as taxas no Nordeste em 0,8%, em média, e na região Norte em 2,4%, em média. Porém, ao mesmo tempo, ampliou os custos de empreendimentos realizados envolvendo geração de energia nas regiões.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].