Anuncio de AUMENTO nas contas de energia preocupa os brasileiros

Os brasileiros terão que preparar o bolso para o novo ajuste nas contas de energia. Os valores, que em algumas casas chegam ao gasto médio mensal de R$ 150, vão aumentar. Saiba de quanto será o acréscimo e o que significa.

Anuncio de AUMENTO nas contas de energia preocupa os brasileiros
Anuncio de AUMENTO nas contas de energia preocupa os brasileiros. (Imagem: FDR)

O reajuste, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é de 9,32%A adequação vale para todos os clientes atendidos pela Neoenergia, residenciais ou comerciais.

Qual será o reajuste nas contas de energia?

Para os clientes de baixa tensão, o índice aprovado foi de 9,95%. Já os de média e alta tensãocomo indústrias e comércio de médio e grande porte, a correção será de 7,78%.

Periodicamente, são efetuados ajustes no custo da eletricidade, levando em consideração fatores como a inflação.

Cinco formas de economizar energia

  • Atenção ao tempo no banho

Por que não reduzir o tempo de banho para, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso.

  • Escolha lâmpadas LEDS

É importante dar sempre preferência às lâmpadas LED. Isso porque elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Vale a pena repensar a trocar.

  • Adquira aparelhos elétricos eficientes

Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, priorize aparelhos mais novos e com selo Procel de eficiência energética. Pesquise modelos e potências mais eficientes.

  • Fique de olho no carregador de celular

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver carregado. A medida evita acidentes domésticos, além de reduzir o consumo de energia elétrica.

  • Utilize a geladeira com eficiência

Evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas. Leve em consideração o estado da borracha de vedação e evite abrir a porta a todo momento.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].