Saque-aniversário do FGTS tem prazo importante definido pelo Governo

O FGTS está planejando uma grande mudança para todos os beneficiários do programa. Portanto, caso o cidadão esteja com o modelo de saque-aniversário disponível, é fundamental fazer a leitura deste texto. Veja abaixo com detalhes o que está sendo pensado para ajudar a população.

SAQUE ANIVERSÁRIO do FGTS tem mudanças que beneficiam milhares de pessoas
Saque-aniversário do FGTS tem prazo importante definido pelo Governo (Imagem: FDR)

O saque-aniversário do FGTS está sendo alvo de estudos pelo ministério do trabalho. Isto porque o ministro Luiz Marinho (PT) está buscando alterar a modalidade de saque. A mudança pretende liberar, por 30 dias, que o cidadão que tenha a modalidade ativa consiga realizar o saque em caso de demissão.

Isto ainda não é possível com as atuais configurações do programa. Aqueles que possuem o saque-aniversário em vigor podem realizar o saque parcial do saldo em conta uma vez ao ano. Esta liberação é feita no mês de nascimento do cidadão. Apesar da disponibilidade anual, esta não é a realidade da maioria.

Atualmente, existem muitas pessoas que não sabiam que, ao aderir à nova modalidade, teriam que aguardar dois anos para que retornasse ao saque-rescisão. Com isto, quando estas pessoas acabam sendo demitidas, elas não tem um colchão financeiro para ajudar nas principais contas da sua residência.

Desta forma, com esta mudança em andamento, os cidadãos terão até 30 dias para conseguir ter acesso ao dinheiro. Porém, é importante mencionar que isto não fará com que a sua modalidade seja alterada. Apenas libera a possibilidade do cidadão que foi demitido tenha uma oportunidade de ter um suporte.

Mais detalhes sobre a eminente mudança que será realizada no FGTS

Esta novidade será válida para todos aqueles que acabaram sendo demitidos a partir de abril de 2020. Outra novidade que vem sendo estudada é que o cidadão que volte ao modelo de saque-rescisão seja obrigado a permanecer neste modelo. Portanto, a pessoa não poderia retornar ao saque-aniversário.

Para que este projeto seja aprovado, será necessário passar por muitas mãos. Após a conclusão, ele será enviado ao presidente Lula (PT) para análise. Após isto, ele será enviado para o Congresso Nacional para que seja votado. Em caso negativo, o programa terá que ser estudado, alterado e enviado mais uma vez.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].