Nova regra é anunciada para o saque aniversário do FGTS; Saiba como retirar o benefício

Na última semana o ministro do Trabalho e Emprego encaminhou à Casa Civil uma proposta de altera o saque aniversário do FGTS. Nova modalidade deve entrar em vigor em breve e beneficiar centenas de pessoas em todo o país. Veja como retirar o seu benefício.

Nova regra é anunciada para o saque aniversário do FGTS; Saiba como retirar o benefício
Nova regra é anunciada para o saque aniversário do FGTS; Saiba como retirar o benefício (Imagem: FDR)

O saque aniversário do FGTS é uma das modalidades mais comuns entre os brasileiros. Com ele é possível ter acesso a parte do saldo da conta no mês do seu aniversário a cada ano. A grande desvantagem é que, caso você seja demitido, não pode fazer o saque do restante do valor.

Essa regra é válida enquanto você utiliza essa opção de saque e só é revogada após 2 anos que você a abandona. Nos casos em que acontece a demissão, o trabalhador recebe apenas os 40% da multa rescisória.

A ideia do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, é possibilitar que as pessoas que foram demitidas a partir de 2020 façam o saque desse valor. Essa regra deve ser válida para quem estava com a opção do saque aniversário ativada quando foi demitido.

Como sacar o FGTS pelo aplicativo?

Ainda não existe uma previsão de quando essa mudança será aplicada, porque ela depende da aprovação da Câmara e do Senado, além da sanção sem vetor pelo Presidente Lula.

O saque digital permite que você faça todo o procedimento sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa.

“A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados, a partir de janeiro de 2020”, informa a Caixa Econômica.

O primeiro passo para utilizar o serviço é baixar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. Após isso, você precisa fazer o login com os dados cadastrados no sistema da Caixa.

Na tela inicial, selecione “Meus Saques”. Em seguida, leia atentamente sobre cada modalidade de saque para saber em qual delas você se encaixa. Siga as instruções da tela, preencha com os seus dados. Após isso, basta confirmar o serviço e finalizar.

No aplicativo você também consegue ver quanto tem nas contas do FGTS em seu nome.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.