Nova carteira de identidade (RG) se torna OBRIGATÓRIA em todo o país; saiba como emitir

Lançada em março de 2022, a nova carteira de identidade (RG) reúne diversas informações em um mesmo documento, simplificando o processo de identificação dos brasileiros. Disponível nos formatos físico e digital, o novo RG é obrigatório em todo o país e pode ser emitido de forma gratuita.

Nova carteira de identidade (RG) se torna OBRIGATÓRIA em todo o país; saiba como emitir
Nova carteira de identidade (RG) se torna OBRIGATÓRIA em todo o país; saiba como emitir. (Imagem FDR)

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, mais de 1,5 milhões de brasileiros já contam com a versão atualizada do documento. Até agora, a nova carteira de identidade já está disponível para emissão em 12 estados do país. São eles:

No entanto, um anúncio do Governo Federal realizado recentemente trouxe a informação de que esse processo deverá ser expandido para todos os estados até o mês de novembro. Dessa forma, todos os brasileiros que desejam atualizar o documento poderão realizar o processo.

O que muda na nova carteira de identidade?

A versão atualizada do documento conta com algumas mudanças. Entre elas, uma maior segurança para o cidadão, já que a nova carteira de identidade é unificada e conta com o mesmo número em todo o território brasileiro.

Além disso, ela traz um QR Code, que pode ser utilizado para verificar a autenticidade do documento. Outra tecnologia que está presente é um código de padrão internacional chamado de MRZ, o que faz com que a nova carteira de identidade também possa ser utilizada para identificação durante viagens para fora do país.

Como emitir a nova carteira de identidade?

Nos estados em que o documento já está disponível, o cidadão brasileiro poderá solicitar sua nova versão nos postos de atendimento da Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido.

Em alguns locais do país, é necessário realizar um agendamento prévio. Após essa etapa, antes do momento do atendimento, é preciso reunir todos os documentos necessários para a emissão. São obrigatórios:

No entanto, como a nova carteira de identidade permite que outras informações também estejam presentes no documento, o cidadão também poderá informar os seguintes dados no momento da emissão:

A informação desses dados não é obrigatória para a emissão do RG. No entanto, para o cidadão que deseja realiza essa inclusão, é preciso levar documentos que comprovem cada informação que será adicionada.

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile