PIX terá NOVIDADES trazendo as modalidades offline, parcelado e internacional; veja o que muda

Com a facilidade de possibilitar transações imediatas, o pix já é o modo de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Recentemente o Banco Central anunciou algumas novas funções no sistema, o que deverá permitir uma popularização ainda maior entre os consumidores.

Entre as novidades que deverão ser implementadas pelos bancos em breve estão o pagamento automático, parcelado, internacional e até mesmo por aproximação.

O que vai mudar no Pix?

Confira mais detalhes de cada uma das funções que estão sendo avaliadas pelo Banco Central.

Parcelamento

Apesar de já ser oferecida por alguns bancos, essa função ainda não foi regulamentada oficialmente pelo Banco Central. No entanto, a expectativa é que isso aconteça em breve.

Atualmente, as modalidades de parcelamento disponibilizadas pelas instituições financeiras acontecem de duas formas.

  • Crédito pessoal: quando o banco oferece um limite extra para pagamentos via pix que desejam ser parcelados pelo consumidor
  • Débito na fatura do cartão de crédito: o cliente utiliza o valor de crédito já estipulado para realizar pagamentos de pix parcelados e tem o montante debitado na fatura

Com uma futura regulamentação, que deverá definir as regras dessa forma de pagamento, a facilidade poderá passar a ser oferecida por todos os bancos.

Pagamentos internacionais

De acordo com o Banco Central, essa modalidade é uma das prioridades entre as que estão em desenvolvimento. O objetivo é permitir que o pix seja utilizado para pagamentos instantâneos para instituições financeiras de outros países.

Isso deverá auxiliar, inclusive, na quitação de contas entre empresas ou até mesmo compras realizadas no exterior. Porém, ainda não existe data oficial para o lançamento da funcionalidade.

Pix automático

Por meio dessa função, será possível realizar pagamentos via pix automaticamente, sem precisar de autenticação a cada nova transação, já que a liberação será necessária apenas uma vez.

Ou seja, o consumidor que sempre realiza o pagamento de uma fatura em data específica, já poderá deixar a quitação da conta agendada e a liberação do valor acontecerá de forma automática. A função deverá ser lançada no mês de abril do próximo ano.

Outras questões também estão sendo estudadas pelo Banco Central, entre elas, o pix offline, que permitirá a realização das transações mesmo sem internet, pix por aproximação, assim como acontece com alguns cartões, entre outras. Porém, como as funcionalidades seguem em fase de teste ou desenvolvimento, a maioria delas ainda não tem data para ser lançada oficialmente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.