Conta de luz MAIS CARA! Inflação AUMENTA e prejudica o bolso dos brasileiros

A conta de luz mais cara refletiu diretamente no aumento da inflação no mês de agosto desse ano. O serviço de energia elétrica ficou quase 5% mais caro em todo o país e acabou pesando no bolso dos brasileiros. Por outro lado, alguns segmentos da economia apresentam queda.

Conta de luz MAIS CARA! Inflação AUMENTA e prejudica o bolso dos brasileiros
Conta de luz MAIS CARA! Inflação AUMENTA e prejudica o bolso dos brasileiros (Imagem: Montagem/FDR)

Na última terça-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou importantes dados. Segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve um aumento de 0,23% nesse último mês de agosto. A conta de luz mais cara é um dos fatores que influenciou nesse aumento.

Em julho desse ano, o IPCA foi fechado em 0,12%. O documento ainda informou que esse indicador acumula uma taxa de 3,23% ao ano.

Para esse ano o Banco Central do Brasil tem meta de deflação de 1,75% a 4,75%.

Aumento da conta de luz

Os dados divulgados pelo IBGE mostram que seis dos nove grupos que influencia o IPCA sofreram aumento. O maior foi registrado no grupo Habitação (1,11%), é justamente nele que está inserida a energia elétrica residencial. A alta na conta de luz residencial foi de 4,59% em todo país.

Essa elevação do preço tem relação direta com o fim da incorporação do bônus de Itaipu. Para o mês de julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia anunciado R$ 405,4 milhões em bônus.

“[O saldo positivo de Itaipu] foi incorporado nas contas de luz de todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional em julho e não está mais presente em agosto”, afirma o pesquisador do IBGE André Almeida.

Em maio desse ano diversos senadores já cobravam explicações da ANEEL sobre os aumentos nas contas de luz aprovados em diversos estados.

TARIFA SOCIAL: VEJA COMO SE INSCREVER PELO CADASTRO ÚNICO E GANHAR DESCONTO NA CONTA DE LUZ

Inflação do mês de agosto

Não foi apenas a conta de luz que influenciou a inflação do mês passado; outros grupos também carregam essa responsabilidade: saúde e cuidados pessoais (0,58%) e transportes (0,34%).

Enquanto isso, outros grupos continuam apresentando queda:

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile