Bancos Caixa, Inter e Bradesco emitem IMPORTANTE COMUNICADO aos clientes

As mudanças na tecnologia e no modo de lidar com as finanças vem provocando vários alertas das instituições financeiras. Recentemente, três bancos brasileiros que somam milhões de clientes emitiram um importante comunicado.

Bancos Caixa, Inter é Bradesco emitem IMPORTANTE COMUNICADO aos clientes
Bancos Caixa, Inter é Bradesco emitem IMPORTANTE COMUNICADO aos clientes (Imagem: FDR)

Os avisos foram enviados pelos bancos Inter, Bradesco e Caixa e comunicam aos clientes sobre um avanço na implementação do Drex, nome que batiza a versão digital do real.

Como os bancos estão testando o sistema?

Recentemente, as instituições financeiras realizaram pela primeira vez uma transferência simultânea utilizando a nova moeda brasileira. O processo foi feito durante a fase de testes do piloto do Drex, que ainda não está oficialmente disponível para os brasileiros.

Para avaliar o funcionamento do sistema, os bancos realizaram a tokenização de reservas bancárias, ou seja, inseriram suas reservas dentro da rede blockchain, que possibilita o compartilhamento de informações das empresas.

Como o teste realizado foi considerado bem sucedido, a expectativa é que a implementação efetiva do Drex esteja cada vez mais próxima.

Qual banco é responsável pelo Drex?

Todo esse processo está sendo conduzido pelo Banco Central, que é o responsável pela criação da nova moeda. Atualmente, a instituição vem testando a viabilidade das operações entre bancos por meio de sua moeda digital, chamada CBDC.

Outros pontos como privacidade, segurança e capacidade de desempenho também estão em avaliação. No total, a implantação envolve 16 iniciativas que já foram aprovadas pelo Banco Central.

Além dos bancos Inter, Bradesco e Caixa, o BTG Pactual, Itaú Unibanco e o Banco do Brasil também já realizaram transferências utilizando o real digital.

No entanto, apesar da grande participação dos bancos nessa fase de testes, o Banco Central decidiu recentemente adiar o encerramento da fase piloto, que estava prevista para ser finalizada no mês de maio do próximo ano.

De acordo com o banco, alguns imprevistos forçaram a decisão, entre eles, a necessidade do aprimoramento das soluções de privacidade que farão parte do sistema oficial. Dessa forma, apesar dos avanços dos últimos meses, o Drex ainda não tem data para se tornar uma realidade na rotina dos brasileiros.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile