Passo a Passo: Aprenda a fazer transferências via Pix no Caixa Tem

Assim como tem acontecido com outros bancos do país, as transferências via PIX no Caixa Tem são as preferidas dos usuários. Além da sua instantaneidade, a isenção de tarifas é outro ponto que chama atenção. E usufruir desse serviço que é uma das vária ferramentas disponíveis na poupança social digital, é mais fácil do que o usuário imagina.

Como fazer transferências via Pix no Caixa Tem?
Como fazer transferências via Pix no Caixa Tem? (Imagem: FDR)

O PIX no Caixa Tem pode ser usado tanto para enviar valores, como para receber quantias em seu nome. Ainda tem dúvidas sobre esse procedimento? Acompanhe todas as informações logo abaixo.

Introdução ao Caixa Tem e sua importância

O Caixa Tem é a conta digital da Caixa criada em 2020 para atender milhões de pessoas. O canal foi usado inicialmente para pagar o auxílio emergencial durante a pandemia, mas devido ao seu sucesso passou a ser usado pelo banco como fonte pagadora oficial de benefícios sociais e trabalhistas.

Todos os pagamentos que são feitos pela Caixa Econômica e que antes exigiam o saque exclusivamente de maneira presencial, agora permitem a movimentação online. Como a liberação de benefícios como:

Para quem tem direito a benefícios sociais uma conta é aberta automaticamente em seu nome. No caso dos benefícios trabalhistas, a conta somente é aberta se o cidadão ainda não for cliente da Caixa, e caso não tenha informado uma outra conta corrente/poupança para receber o salário.

O que é o Pix e como ele funciona no Caixa Tem?

O PIX é um tipo de transferência de dinheiro entre contas que foi criado pelo Banco Central no ano de 2020. Essa é uma alternativa aos métodos que já existem para quem quer passar quantia entre contas que são de bancos diferentes, como o TED e o DOC.

Os grandes desafios dos métodos que já existiam eram os limites estabelecidos, o DOC permite transferências de até R$ 4.999,99 por dia, e o dinheiro caí na conta apenas no dia útil seguinte.

Enquanto o TED não tem limite de valor, mas a quantia somente caí na conta no mesmo dia se for feita até às 17h00. Nos dois casos há cobrança de tarifa por transação feita, chegando a R$ 15.

Enquanto isso, o PIX no Caixa Tem e em qualquer outro banco não tem cobrança de taxa, pode ser feito todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados.

Além de ter a facilidade de ser um pagamento instantâneo, em que o dinheiro cai na outra conta em segundos. Há, no entanto, limites de valores para uso durante o dia e a noite, mas que podem ser alterados no próprio aplicativo.

Por isso, no Caixa Tem ele funciona como uma alternativa para movimentar os benefícios sociais sem a necessidade de receber dinheiro em mãos. E vale ainda para alimentar a conta poupança social recebendo novos pagamentos.

Como cadastrar sua Chave Pix no Caixa Tem (Passo a Passo)

O primeiro passo para conseguir receber qualquer valor por esse método é cadastrar sua chave PIX no Caixa Tem. Quer dizer, criar uma chave para identificação da sua conta. O cidadão tem direito a 4 chaves que podem ser inscritas em bancos diferentes.

Ao enviar o número da sua chave para alguém, significa como passar seus dados bancários para receber o dinheiro em determinada conta. Os tipos de chaves são: número do celular, e-mail, CPF/CNPJ, e chave aleatória.

É possível, por exemplo, inscrever o celular como chave PIX no Caixa Tem, e o CPF para receber no Banco do Brasil.

Neste exemplo, ao informar o número do seu celular para receber, o dinheiro vai cair automaticamente na conta do Caixa Tem. E assim acontece com cada chave respectiva ao banco escolhido. Para fazer o cadastro basta:

Realizando transferências via Pix no Caixa Tem

Para fazer uma transferência via PIX no Caixa Tem, quer dizer, pagar alguém por esse método usando o saldo da sua conta, basta:

CAIXA TEM: COMO ATUALIZAR OS DADOS E CONSEGUIR EMPRÉSTIMO?

Utilizando o QR Code para pagamentos e recebimentos no Caixa Tem

A leitura de QR Code é uma opção válida para pagamentos feitos em estabelecimentos comerciais de forma presencial, ou em compras online. A entidade recebedora do valor vai cadastrar a sua própria conta para que todos os pagamentos feitos via QR Code caiam naquele endereço.

Neste caso, para receber PIX no Caixa Tem por QR Code é simples:

Agora, para pagamento por QR Code via PIX basta:

Limitações e particularidades do Pix no Caixa Tem (limites de transferência, horários e possíveis instabilidades)

Existem limites para transferência por PIX no Caixa Tem que precisam ser respeitados pelo usuário. Caso esse limite seja ultrapassado, será enviada uma notificação ao cliente informando que naquele momento não é mais possível fazer nenhuma transferência por esse método.

De acordo com a Caixa Econômica os limites para seus clientes variam dependendo do tipo de acesso, e do cliente. Para o Caixa Tem foi estabelecido:

É possível alterar esses limites, basta acessar a opção “PIX” no aplicativo, escolher “Limites” e mudar conforme desejado. Esses valores são estabelecidos por segurança.

O Pix é gratuito no Caixa Tem?

Sim! Para pagar e receber via PIX no Caixa Tem o cliente não vai pagar nenhuma taxa. Por isso este é o método mais indicado para quem pretende movimentar o dinheiro que está no banco.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile