Milhares de pessoas que têm direito de receber descontos na conta de luz ainda não estão usufruindo deste benefício por falta de atualização de dados. O programa que permite a redução de até 65% no valor da fatura é o Tarifa Social. A redução deveria acontecer automaticamente, mas sem as informações necessárias há falhas neste processo.
Entre os dias 15 a 19 de agosto está sendo realizado um mutirão de cadastramento na Tarifa Social no estado do Espírito Santo. A ação está sendo promovida pela EDP, a distribuidora de energia elétrica que atende esta região. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apenas neste estado há 259 mil famílias de baixa renda beneficiadas com descontos na conta de luz.
No entanto, estima-se que ainda existam 280.823 famílias que podem receber os descontos, mas não estão cadastradas na Tarifa Social. É justamente por isso que a EDP resolveu iniciar a ação de pré-cadastro das famílias que têm o perfil para serem contempladas.
“Estamos sempre realizando ações para orientar os clientes que têm direito a uma tarifa mais barata de forma que possam usufruir desse desconto tão importante para as famílias”, afirmou Fenando Saliba, diretor da EDP.
Os descontos na conta de luz podem chegar a 65% do total cobrado na fatura. Desde a pandemia essa concessão passou a ser feita de maneira automática, mas por conta de desatualização de dados do Cadastro Único a falha no cruzamento de informações tem impedido que muitas famílias recebam o benefício.
Como receber descontos na conta de luz no mutirão da EDP?
Para ser contemplados com os descontos na conta de luz, o morador do estado do Espírito Santo deve procurar uma unidade da EDP para reivindicar a Tarifa Social. O mutirão vai atender especificamente estes casos entre os dias 15 e 19 de agosto em algumas unidades, nas cidades de maior fluxo de pessoas.
Quem deseja participar do mutirão deve se apresentar em uma das agências e:
- Estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no programa do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Possuir renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa;
- Apresentar o CPF;
- Ter em mãos conta de luz ou o número da instalação elétrica onde mora mesmo que a conta de energia não esteja em seu nome.
Atendimento do mutirão
Cidade: Serra
- Terminal Laranjeiras – Manhã : 7h às 10h;
- Terminal Jacaraípe – Tarde: 12h às 15h;
- Terminal Carapina – Noite: 16h às 19h .
Cidade: Cariacica
- Terminal J. América – Manhã : 7h às 10h;
- Terminal Itacibá – Tarde: 12h às 15h;
- Terminal C. Grande – Noite : 16h às 19h.
Cidade: Vila Velha
- Terminal S. Torquato – Manhã: 7h às 10h;
- Terminal Ibes – Tarde : 12h às 15h;
- Terminal Itaparica – Noite : 16h às 19h.