A restituição do Imposto de Renda acontece anualmente e é realizada somente para aqueles cidadãos que cumpriram com as suas obrigações. Então, caso você esteja na lista de contribuintes que deve receber o pagamento da restituição, fique de olho nas informações que vamos te passar abaixo.
O Imposto de Renda é obrigatório para todas as pessoas que ultrapassaram o limite de ganhos anuais estabelecido pela Receita Federal. Portanto, só é possível receber a restituição caso o cidadão tenha entregue a sua declaração em tempo hábil e não tenha a infelicidade de prestar contas novamente na malha-fina.
O Imposto de Renda teve sua data limite para a entrega em 31/05, que foi o mesmo dia em que a Receita Federal iniciou o pagamento da restituição para o grupo prioritário, que eram idosos, deficientes, pessoas que possuem o magistério como maior fonte de renda e duas novas classes foram adicionadas.
Uma delas foram as pessoas que optarem por entregar a sua declaração através da opção “Pré-preenchida”. Já o segundo grupo de prioritários que foram adicionados este foi foram as pessoas que escolherem receber o estorno da Receita Federal através da sua chave PIX, que precisa ser o CPF.
Porém, para as demais pessoas que estão na lista do pagamento da restituição do Imposto de Renda, precisam ficar de olho pois a quitação é feita em lotes. Portanto, caso você não receba no primeiro lote, é necessário que você fique de olho nas datas que foram anunciadas pela Receita Federal.
Quando receber a restituição da Receita Federal?
A restituição do Imposto de Renda será feita em lotes. Então, são cinco lotes de pagamentos que dividirão os grupos de pessoas para receberem a sua parcela do valor pago de volta em sua conta. O primeiro lote foi pago no mesmo dia em que foram encerradas as entregas em prazo do Imposto de Renda, no dia 31/05.
Confira agora quando serão as próximas datas de pagamento da Receita Federal. Não sendo prioritário, o cidadão poderá receber o seu valor em qualquer um das cinco datas apresentadas abaixo. Então, mantenha-se atento(a) às datas e não perca a chance de receber o seu dinheiro.
- 1º Lote: 31/05 (Já efetuado)
- 2º Lote: 30/06
- 3º Lote: 31/07
- 4º Lote: 31/08
- 5º Lote: 29/09