O governo federal garante aos trabalhadores formais uma série de benefícios. Entre eles, está o pagamento de um abono salarial, que é feito de forma anual. Porém, não serão todos que vão receber este valor. Confira abaixo como fazer para fazer parte do grupo que vai receber o abono salarial em junho.
No país, não é necessário que você trabalhe com a sua carteira de trabalho assinada, em regime CLT e formalmente. Por isso, existe a possibilidade de você exercer a sua profissão via Microempreendedor Individual (MEI). Entretanto, o cidadão não terá os benefícios que o regime CLT proporciona.
Por exemplo, podemos citar auxílios como auxílio-acidente, auxílio-doença, seguro-desemprego, salário-maternidade, 13º salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o abono salarial PIS/PASEP, que está programado para ser pago ainda neste mês de junho para os beneficiários.
Para receber todos os valores acima, o cidadão precisa estar exercendo a sua profissão de maneira formal, sob o regime CLT. Então, esta é uma forma que o governo tem de garantir aos trabalhadores formais uma “recompensa” por estar cadastrado formalmente e garantir a movimentação monetária no país.
Porém, não são todos os cidadãos que trabalham com a carteira assinada que recebem o PIS/PASEP. Então, confira abaixo quem vai receber o abono salarial no mês de junho e qual banco será responsável pelo pagamento de cada benefício ao cidadão. Vale ressaltar que o PIS é pago aos trabalhadores do âmbito privado e o PASEP é efetuado aos servidores públicos do país.
PIS/PASEP: Como receber o abono salarial em junho?
No dia 15 de junho, o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) serão pagos aos beneficiários. Para quem recebe o PIS, os trabalhadores nascidos em setembro e outubro devem ficar atentos aos pagamentos feitos pela Caixa Econômica Federal.
Já no caso dos servidores públicos, aqueles que possuem o dígito final do PASEP terminado em 6 ou 7 precisam ficar atentos aos pagamentos feitos pelo Banco do Brasil. Desta forma, ambos os grupos receberão o valor de R$1.320 no dia 15 deste mês.