Afinal de contas, MEI consegue comprar CARROS com desconto?

Nos últimos anos, estamos acompanhando o aumento expressivo no preço de veículos que deveriam ser populares e acessíveis à população. Pensando nisto, o governo anunciou a redução no valor de alguns veículos. Porém, será que os Microempreendedores Individuais (MEI) terão acesso ao desconto? Confira:

Mudou de idéia? Governo altera programa que tinha objetivo de BARATEAR carros populares
FDR Responde: MEI pode comprar CARROS com desconto? (Imagem: FDR)

Muitas pessoas que não são trabalhadoras formais e exercem a sua profissão via MEI estão se questionando sobre a possibilidade de obter descontos para que o preço do carro que esteja interessado seja permitido. A medida foi estabelecida pelo Governo Lula na semana passada, após anúncio oficial.

A medida foi idealizada para garantir que alguns veículos pudessem ter uma redução na cobrança de impostos como ICMS e IPI/Cofins. Desta forma, existirão veículos que chegarão a ter descontos avaliados em mais de R$8 mil. Com isto, o governo visa fomentar o setor automotivo no país e ampliar a quantidade de carros que estarão mais acessíveis à população.

Esta é apenas uma das medidas que o governo federal vem aplicando para fortalecer a população e aumentar o poder de compra das pessoas. Principalmente aquelas que estão passando por um momento de vulnerabilidade social e econômica; um carro pode ser uma oportunidade de trabalho.

Acompanhamos o crescimento da categoria MEI no âmbito de transporte e delivery, o que deve ser fortalecido pela medida implementada. Mas, o MEI vai ter acesso à medida apresentada pelo governo? Confira agora se você, Microempreendedor Individual, será incluído na mudança.

Quem é MEI poderá ter desconto na compra de um novo veículo?

Nos 15 primeiros dias da medida, somente pessoas físicas poderão ter acesso aos descontos disponibilizados em carros de passeio. Porém, se você trabalha com transporte e condução, saiba que quem é MEI tem acesso ao desconto em veículos como vans, ônibus, micro-ônibus e caminhões.

Então, se você for uma pessoa que trabalha na área e já vinha pensando em trocar o transporte por algo mais recente e melhor, talvez esta seja a sua chance. Além de garantir aos cidadãos um preço mais barato de itens que vinham aumento bastante nos últimos anos, o governo também fomenta a área de veículos.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].