Desde o início do ano, o governo Lula vem aplicando uma série de mudanças que impactam diretamente na vida dos brasileiros. Desta vez, o ajuste foi realizado no seguro-desemprego, benefício cedido aos brasileiros que acabam sendo demitidos e precisam de um suporte imediato para arcar com as contas.
O seguro-desemprego é um benefício cedido pelo governo Lula para todos aqueles trabalhadores que exercem a sua profissão sob regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada. Esta é uma forma que o governo federal tem de garantir a segurança financeira do cidadão após um período difícil, que é a demissão.
Desta forma, o seguro-desemprego é apenas um de alguns benefícios que são cedidos para os trabalhadores formais. Poderíamos citar também o 13º salário, as férias remuneradas, jornadas de trabalho definidas e o conhecido Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O FGTS tem o intuito de ser a poupança do trabalhador. Isto porque no caso dos trabalhadores formais, 8% do seu salário é abatido para ser depositado em sua conta do Fundo. Ele só poderá ser sacado em situações de demissão sem justa causa ou, caso opte, poderá ser sacado somente no mês do seu aniversário.
O Saque-Aniversário é permitido pelo governo, mas está em processo de ser extinto. A modalidade foi criada durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o atual Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, não é bastante favorável com o saque. Porém, algo positivo para os brasileiros é que o seguro-desemprego terá um ajuste aplicado.
Qual será a mudança no seguro-desemprego?
Da mesma forma que o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o PIS/PASEP e a aposentadoria, o pagamento do seguro-desemprego tem como base o valor do salário mínimo vigente. Ou seja, o valor pago aos beneficiários dos programas citados acima utilizam o salário mínimo como parâmetro.
Em 1º de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o valor do salário mínimo nacional foi reajustado para R$1.320. Desta forma, uma série de benefícios, como o seguro-desemprego, também foram ajustados. Com isso, as pessoas que tiveram acesso ao suporte já terão um valor ampliado aprovado.