Golpes no Imposto de Renda 2023: Confira dicas valiosas para não cair em armadilhas

Em época de entrega da Declaração do Imposto do Renda, os contribuintes precisam ficar sempre atentos para não cair em golpes. Os golpistas estão sempre buscando uma forma de nos enganar e não podemos descuidar da segurança. Sendo assim, confira algumas dicas especiais para se proteger desses golpes.

Golpes no Imposto de Renda 2023: Confira dicas valiosas para não cair em armadilhas
Golpes no Imposto de Renda 2023: Confira dicas valiosas para não cair em armadilhas (Imagem: FDR)

Um dos golpes mais aplicados, segundo a Receita Federal, é o envio de falsas mensagens de cobrança sobre o Imposto de Renda.

“Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais”, disse o órgão, segundo o portal Suno.

Como não cair em golpes relacionados ao Imposto de Renda

Para não cair em golpes neste período de IRPF é preciso ficar atento. Em primeiro lugar, saiba que a Receita Federal não envia links para os contribuintes. Se a pessoa tiver algum tipo de pendência, ela é quem deve acessar o sistema da Receita para verificar.

“Caso receba alguma comunicação com endereço de origem da instituição, o procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda”, explicou o órgão através de comunicado enviado imprensa.

A Receita deu ainda três dicas de extrema importância opara evitar problemas neste período de entrega do Imposto de Renda:

QUEM DEVE DECLARAR IMPOSTO DE RENDA 2023? VEJA AS REGRAS, VALOR E DOCUMENTOS DO IRPF

Declaração do IR 2023

Os contribuintes tem até o dia 31 de maio para enviar a sua declaração do Imposto de Renda. Neste ano, quem optar pela declaração pré-preenchida e escolherem receber a restituição via Pix (com a chave CPF), entram na lista de prioridades para recebimento da restituição.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile