Pix surpreende os brasileiros com números extraordinários; veja riscos e benefícios

Pontos-chave
  • O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos que opera em tempo real, com a promessa de que as transferências sejam concluídas em até 10 segundos;
  • sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, até mesmo em finais de semana e feriados;
  • Em março de 2023, o Banco Central anunciou a possibilidade de passar a cobrar as transações via Pix.

O Pix, sistema de pagamento instantâneo, surpreende os brasileiros cada vez mais com novidades na ferramenta. Lançado em 2020, a popularidade foi rápida e extremamente conveniente para facilitar as transações financeiras dos consumidores. 

Pix surpreende os brasileiros com números extraordinários; veja riscos e benefícios
Pix surpreende os brasileiros com números extraordinários; veja riscos e benefícios. (Imagem: Montagem/FDR)

Contudo, uma mudança recente surpreendeu negativamente os brasileiros devido à possibilidade de cobrança nas transações feitas com o Pix. A novidade tem gerado dúvidas e debates entre os usuários da ferramenta que questionam as vantagens em ter que pagar pelo uso. 

O Pix chegou com a proposta de ser uma ferramenta gratuita para as pessoas físicas, livre da cobrança de taxas. A princípio, o sistema de pagamento instantâneo também podia ser usado livremente por pessoas jurídicas. Porém, quatro meses mais tarde as taxações começaram.

Recentemente, em março de 2023, o Banco Central (BC) anunciou a possibilidade de passar a cobrar as transações via Pix. Diante da informação, várias instituições financeiras foram autorizadas a ter a opção de cobrar taxas dos usuários sob circunstâncias específicas. Alguns exemplos, são:

O que gera a cobrança do Pix?

É importante explicar que as regras para a cobrança de impostos sobre o Pix foram respaldadas pelo Banco Central e consistem em opções para as instituições financeiras. Isso quer dizer que os bancos não são obrigados a taxar os clientes, seja integralmente ou parcialmente. 

De toda forma, é necessário oferecer opções gratuitas aos clientes. Além do mais, cabe destacar que, a cobrança sobre as transações do Pix podem afetar o uso do sistema de algumas maneiras, como:

PIX Cobrança: O que é? Como funciona novo método de pagamentos?

O que é o PIX?

O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos que opera em tempo real, com a promessa de que as transferências sejam concluídas em até 10 segundos. O sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, até mesmo em finais de semana e feriados

Na prática, para realizar transações financeiras através deste sistema, é preciso cadastrar o que o BC chama de “chave PIX”. A entidade pré-determinou o uso de alguns dados como chave pix, como;

É importante explicar que, no caso específico da chave aleatória, ela pode ter prazos de validade distintos. Por exemplo, ela pode ser gerada uma única vez ou cada transação nova a ser realizada, o modelo irá depender das normas de cada instituição financeira. Lembrando que também existem pagamentos via PIX mediante a leitura do QR Code

Uma das explicações para a alta adesão ao PIX consiste na facilidade de cobrança e pagamento por produtos vendidos ou serviços prestados. A agilidade nas transações financeiras, isenções de taxas e conveniência para pagamento via QR Code ou chave PIX também são vistas como vantagens nítidas deste sistema.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile