PIS/PASEP de 2,7 milhões de pessoas atrasa e Caixa revela o culpado

Na última quarta-feira (5), pelo menos 2,7 milhões de trabalhadores já deveriam estar cientes se têm direito ao pagamento do PIS/PASEP. Essa foi a data anunciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para liberar a consulta do lote extraordinário do abono salarial. No entanto, a Caixa Econômica Federal informou que a data precisou ser adiada. 

PIS/PASEP de 2,7 milhões de pessoas atrasa e Caixa revela o culpado
PIS/PASEP de 2,7 milhões de pessoas atrasa e Caixa revela o culpado (Imagem: FDR)

Esse grupo de 2,7 milhões de pessoas que foram descobertas e geraram um lote extra do PIS/PASEP, foram excluídas de forma irregular do programa. Isso porque, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que houve inconsistência de dados enviados pelo empregadores. Esses trabalhadores foram inclusos tanto no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), como no eSocial. 

Diante disso, com a duplicidade de dados essas pessoas acabaram sendo excluídas do programa. Com a nova análise da Dataprev eles foram inclusos em um lote extra que ficaria disponível para consulta em 5 de abril, mas precisou ser adiado. O pagamento vai seguir o calendário original do abono.

O PIS/PASEP está sendo pago nesse ano para quem trabalhou com carteira de trabalho assinada em 2021, por no mínimo 30 dias. Tendo recebido até dois salários mínimos por mês, e emitido o número do PIS/PASEP (com emissão da carteira) há pelo menos cinco anos. O máximo a ser recebido é de R$ 1.302.

Nova consulta ao lote extraordinário do PIS/PASEP

A Caixa Econômica não informou uma data exata sobre quando a consulta do PIS/PASEP para esse grupo extraordinário ficará disponível. A previsão é de que os sistemas estejam atualizados em 7 de abril, sexta-feira. De acordo com o banco, o adiamento foi necessário porque o MTE não fez o processamento da folha de pagamento.

Diante disso, o banco ficou sem as informações necessárias para o cadastramento dos contemplados. A verificação deve acontecer no aplicativo Carteira de Trabalho Digital da seguinte forma:

Quem teria direito de receber nos meses de fevereiro e março poderá fazer o saque em 17 de abril. Os demais vão sacar o benefício conforme o calendário original do programa.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile